Publicada em 29 de Novembro de 2018

DNIT conversa com colaboradores da BR-285/RS/SC sobre o descarte de resíduos sólidos

Com o intuito de dialogar com os trabalhadores das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental (STE S.A.), esteve em quatro frentes de obras no começo da tarde de quinta-feira (22/11). A ação foi realizada pela equipe do Programa de Educação Ambiental e envolveu, aproximadamente, 50 colaboradores.

Leia mais

Publicada em 13 de Novembro de 2018

DNIT fiscaliza a ocupação da faixa de domínio nas obras da BR-285/RS/SC

Empreendimentos como a implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC são polos geradores de atividades comerciais e de suporte à produção regional. No entanto, se exercidas sem uma ordenação sistemática para o uso e a ocupação do solo, estas práticas podem prejudicar as funções almejadas e planejadas para a rodovia. Visando estabelecer critérios para os processos de transformação gerados pelas obras em Timbé do Sul, o DNIT/SC executa, por meio da Gestora Ambiental, o Programa de Fiscalização e Controle da Ocupação da Faixa de Domínio.

Leia mais

Publicada em 07 de Novembro de 2018

Atividade do Programa de Educação Ambiental aborda a relação do homem com a natureza

Alunos do 8º e 9º anos da Escola de Educação Básica Timbé do Sul participaram, entre os dias 30 e 31 de outubro, do segundo módulo de atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. As ações do PEA visam, entre outros objetivos, auxiliar na mitigação dos impactos referentes à obra e possibilitar uma melhor compreensão de seu entorno, disseminando os cuidados necessários à conservação, proteção e preservação dos recursos naturais.

Leia mais

Publicada em 06 de Novembro de 2018

Documentário resgata a história do tropeirismo na região da BR-285/RS/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a produção de uma websérie documental sobre a formação histórica da região em que estão inserias obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, as quais estão localizadas entre os municípios de São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC). Com previsão de lançamento para 2019, o projeto desenvolvido pela Gestora Ambiental (STE S.A.) do empreendimento busca contribuir com a valorização da cultura e da identidade locais, bem como fortalecer as potencialidades turísticas da região. O trabalho tem como fio condutor o tropeirismo, um importante fragmento histórico do transporte de cargas no País que remonta ao final do século XVII e início do XVIII.

Leia mais