Publicada em 29 de Julho de 2021

Gelo na pista altera horários do sistema de comboio na Serra da Rocinha

Em virtude da formação de gelo sobre a pista na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul (SC), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que será alterada a programação do sistema de comboio entre a tarde de hoje e a manhã desta sexta-feira (30). A medida visa a segurança dos usuários, visto que ainda há chance de neve e chuva congelada na região nos próximos dias. Vale salientar que nos demais horários, bem como no final de semana, o trecho permanece totalmente interditado ao tráfego de veículos. O local integra as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.

Leia mais

Publicada em 28 de Julho de 2021

Organismos bentônicos são indicadores de qualidade ambiental

A utilização de indicadores biológicos é um dos métodos mais eficazes para diagnosticar a qualidade dos recursos hídricos. Nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestora Ambiental, monitora os macroinvertebrados bentônicos visando identificar possíveis impactos do empreendimento nos ambientes aquáticos. Estes organismos, cujo nome deriva da palavra grega benthos (profundidade) habitam o fundo de rios, lagos e demais corpos d’água, aderidos a pedras e folhas ou enterrados no sedimento. 

Leia mais

Publicada em 17 de Julho de 2021

Dia de Proteção das Florestas é comemorado com lançamento de vídeo

Em alusão ao Dia de Proteção das Florestas (17/07), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras da BR-285/RS/SC, lança um vídeo que mostra as diferentes formações florestais abrangidas pelo território em que se localiza o empreendimento, entre os municípios de São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC). 

Leia mais

Publicada em 07 de Julho de 2021

Gestão Ambiental participa de evento remoto da Escola Polo de Araranguá

As atividades de educação ambiental voltadas à comunidade escolar seguem sendo adaptadas de acordo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Visando ampliar as possibilidades de atuação neste cenário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou contato com a Escola Polo de Araranguá, uma das 54 unidades escolares virtuais de Santa Catarina que ofertam ensino 100% remoto aos estudantes da rede pública estadual. 

Leia mais