O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, participou das ações alusivas ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural em São José dos Ausentes (RS). A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Conforme a secretíria da pasta, Milena Velho do Amaral, os preparativos iniciaram meses antes com alunos do 9º ano da Escola Municipal Aparados da Serra. As atividades buscaram sensibilizar os estudantes sobre o conceito de Patrimônio e as expressÁes materiais e imateriais existentes no munic¡pio. No dia 15 de agosto, as equipes dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social do empreendimento ministraram uma oficina sobre o uso de ferramentas audiovisuais, compartilhando dicas de fotografia e captação de imagens. O objetivo foi capacitar os alunos para que registrassem, a partir de seu olhar, o Patrimônio cultural local.
No dia seguinte, a turma visitou a Fazenda dos Ausentes, datada do século XVIII, onde foram recebidos pelos proprietáírios. O grupo conheceu os mangueirações de pedra, as taipas, o cemitério e o memorial da famália Velho. áÔé¼ tarde, a programação seguiu no Museu Waldemar dos Santos Boeira, que reáóne mais de 5 mil peças em seu acervo. No espaço, os estudantes puderam exercitar as técnicas de fotografia e ampliar os conhecimentos adquiridos.
Os resultados das oficinas serúo apresentados no dia 29 de agosto, no telúo digital do Festival de Talentos de São José dos Ausentes. Além disso, ao final do ano serí organizada uma Exposição itinerante, que circularí pela cidade, valorizando a história, a cultura e as memórias locais. As atividades integram as medidas mitigadoras e compensatórias da BR-285/RS/SC, conforme licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovíveis (Ibama).
Sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Institu¡do pelo Decreto nó 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural ã celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Cultura (SEC), tem como objetivo fomentar ações de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do Patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.