Ação integrada visa fortalecer o turismo e a conservação em Timbé do Sul
Uma ação conjunta, promovida no último dia 9 de julho, reuniu representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC; da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul; do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul; da Associação de Turismo de Timbé do Sul (ASSTUR); e da Escola de Educação Básica Timbé do Sul para debater e incentivar o fortalecimento do turismo e da conservação da biodiversidade no municÃpio.
A atividade, voltada a estudantes, apresentou a atual conjuntura do turismo em Timbé do Sul, seus aspectos naturais e culturais, além das oportunidades de geração de emprego e renda. Também foram mencionados os desafios e as perspectivas futuras do municÃpio, que integra a região reconhecida internacionalmente pela sua geodiversidade e riqueza ambiental. A experiência da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC com o turismo local foi relembrada, mostrando como a interface entre obras de infraestrutura e valorização territorial pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Uma das tendências levantadas foi o turismo de observação da fauna, com ênfase nas aves, caracterizada pela contemplação de animais silvestres em seu habitat natural. A proposta surge em contraponto aos impactos negativos da caça ilegal, prática que ameaça espécies nativas, desequilibra ecossistemas e compromete o potencial turÃstico do municÃpio.
Outro destaque do encontro foi o depoimento do guia local Valdevino Alano, que atua no geossÃtio Trilha do Portal do Palmiro – Paleotoca Toca do Tatu. Ele falou sobre sua vivência como guardião da natureza e anunciou que irá receber as turmas em uma saÃda de campo ainda neste ano. A atividade marcará a próxima etapa do projeto, na qual os estudantes irão escolher uma ferramenta de educomunicação — como vÃdeo, fotografia, poesia ou outras expressões — para informar e sensibilizar a comunidade local sobre a importância dos temas abordados.