Voltar para Notícias
04 de Junho de 2025 Programas Ambientais

Produção do queijo serrano ã tema de atividade educativa

Produção do queijo serrano ã tema de atividade educativa
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou no óltimo dia 28 de maio mais uma etapa prítica do projeto "Educomunicação no contexto da BR-285/RS/SC: território, natureza e cultura".

Galeria de Fotos

Produção do queijo serrano ã tema de atividade educativa
A atividade contou com a participação de alunos do Ensino Médio da Escola Antnio Início Velho, de São José dos Ausentes (RS), e teve como foco o reconhecimento e a valorização das príticas culturais e produtivas do munic¡pio.

Durante a visita a uma queijaria artesanal no interior da cidade, os estudantes conheceram de perto a produção do tradicional queijo serrano, feito com leite cru de gado de corte " um importante Patrimônio local. Além de aprender sobre o processo de fabricação, eles refletiram sobre o potencial do turismo rural como alternativa de geração de renda e preservação dos modos de vida da regição. Na ocasição, os alunos também realizaram fotos, vádeos e entrevistas para compor os materiais da atividade.

Os produtores Henrique Pereira e Marizete de Souza Pereira receberam os alunos e compartilharam a histáória da propriedade, que foi sede de uma antiga madeireira no final dos anos 1940. Na época, o local chegou a abrigar cerca de 40 famálias e ainda preserva importantes vestágios desse peráodo, como a capela e a locomáóvel " uma máíquina a vapor utilizada para serrar madeira. Durante a visita, o casal destacou como essas memáórias, somadas áá produção artesanal mantida háí quatro gerações pela famália, tornam-se atrativos singulares para os turistas que buscam vivá¬ncias autá¬nticas no campo.

Segundo o educador ambiental Cau¬ Canabarro, as atividades do projeto buscam desenvolver nos participantes uma compreensúo cr¡tica e sens¡vel sobre o ambiente em que vivem, abordando temas como percepção ambiental, Conservação da biodiversidade, diversidade cultural e empreendedorismo sustentável. Como resultado das viv¬ncias, os jovens lançarúo uma produção audiovisual na próxima festa de aniversírio do munic¡pio, prevista para março de 2026.

A professora Giane Amaral destacou o impacto positivo das ações na visção dos alunos sobre o futuro. ôEles jáí estção com um olhar diferente sobre investimento e empreendedorismo, o que nção existia antes. Estção compreendendo que o turismo pode preservar a cultura e também gerar retorno financeiro, afirmou.