O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou, no dia 27 de março, uma palestra on-line para os alunos da disciplina de Sistemas de Transporte e Turismo, do curso de Turismo da Universidade Federal da Para¡ba (UFPB). O encontro destacou como o licenciamento ambiental, além de ser uma ferramenta póblica de controle de impactos, pode criar sinergias no território e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
A apresentação foi conduzida pelo educador ambiental Cau¬ Canabarro, que abordou as ações sob os aspectos f¡sico, biótico e social, detalhando os programas e medidas mitigadoras do empreendimento. Com o apoio de diversas imagens, ele demonstrou iniciativas voltadas á proteção da fauna, flora, solo, ar, ígua e das populações lindeiras. Além disso, destacou exemplos de medidas implementadas na BR-285/RS/SC para fortalecer o turismo como atividade econmica sustentável e instrumento de Conservação ambiental.
Entre os casos apresentados, citou a produção de materiais audiovisuais em parceria com moradores de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), além do apoio áá comunidade Quilombola Sção Roque, em Praia Grande (SC), para a estruturação do turismo de base comunitáíria por meio de processos de formação e capacitação, ôbuscando aliar a Conservação da natureza áá geração de oportunidades de trabalho na regição, salientou.
A professora Natáília Aldrigue, da UFPB, reforçou a importáóncia da participação social, seja em obras de infraestrutura, em iniciativas voltadas ao turismo, ou no desenvolvimento de atividades econámicas locais. ôNção háí como pensar em um planejamento sustentáível sem considerar as pessoas que vivem no local. Elas precisam fazer parte dos projetos, completou.