DNIT promove atividade educativa sobre a conservação da flora da Serra Geral
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da equipe de Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, promoveu, nos dias 25 e 26 de março, uma atividade educativa sobre a conservação dos ecossistemas da Serra Geral. Essa cadeia montanhosa é parte do relevo do Sul do Brasil e abriga uma rica diversidade de plantas nativas e endêmicas que precisam de proteção. A ação envolveu cerca de 400 estudantes de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), municípios interceptados pelas obras de implantação e pavimentação da rodovia.
A atividade foi conduzida pela bióloga e mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Julia Gava Sandrini, e pelo acadêmico de Ciências Biológicas, Augusto Uggioni da Silva, ambos com atuação no Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz, de Criciúma (SC). Durante a palestra, foram distribuídos exemplares do livro Flora na Serra do Rio do Rastro, que apresenta de forma lúdica os resultados de pesquisas realizadas na região. O material aborda aspectos do bioma Mata Atlântica, destacando as espécies nativas, as ameaças das plantas exóticas invasoras, o conceito de plantas endêmicas e estratégias para sua conservação, além de detalhar características da vegetação local.
Os palestrantes ressaltaram que, assim como na Serra do Rio do Rastro, a Serra da Rocinha também abriga plantas exclusivas da região, que exigem cuidados e esforços contínuos de preservação. "Diversas espécies só podem ser encontradas na Serra Geral. Isso demonstra a importância de entender que, quem vive perto, também tem a responsabilidade de conhecer e garantir a manutenção dessas espécies", destacou Julia. Eles também enfatizaram a relevância de políticas públicas como o Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul para a preservação da biodiversidade.
O educador ambiental da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, Cauê Canabarro, explicou que os exemplares do livro foram doados por conta da parceria com o PAT, viabilizando a interação dos autores com os alunos. "A Gestão Ambiental aproveita os espaços que conquistou para amplificar as ações voltadas à conservação no território", afirmou. Além dos livros, os estudantes receberam marcadores de páginas e adesivos com imagens das espécies apresentadas.