No Dia Mundial da ügua, celebrado em 22 de março, a atenção se volta para a necessidade de preservar esse recurso essencial para a vida.
Institu¡da pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, a data busca defender a Gestão sustentável da ígua, que ã vital para a saóde, a agricultura, a indóstria e o equil¡brio dos ecossistemas. Neste contexto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza o monitoramento da qualidade dos recursos h¡dricos em seus empreendimentos, seguindo as recomendações do licenciamento ambiental.
Nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, as anílises súo executadas trimestralmente para identificar poss¡veis impactos da construção, como vazamentos de óleos, tratamento inadequado de esgoto e geração de sedimentos. Quando necessírio, medidas corretivas súo implementadas. Com a conclusúo das atividades no Lote 2, em Timbé do Sul (SC), o monitoramento se concentra no Lote 1, em São José dos Ausentes (RS).
No dia 06 de fevereiro, foi realizada a 7¬ campanha do programa com coletas em oito pontos, incluindo locais acima (montante) e abaixo (jusante) da ponte de 400 metros sobre o rio das Antas. As amostras de ígua súo recolhidas em superf¡cie, fechadas, etiquetadas e mantidas em caixas térmicas atã serem enviadas ao laboratório para anílise de 20 parómetros. Os ¡ndices de oxig¬nio dissolvido (mg/L), pH e temperatura (óC) súo medidos ainda no local.
Os resultados dos parómetros analisados súo comparados com os limites estabelecidos pela Resolução Conama nó 357/2005, que dispÁe sobre a classificação dos corpos de ígua e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. Tendo em vista que as diferenças dos valores núo foram expressivas, concluiu-se, nessa campanha, que núo houve impactos significativos do empreendimento na qualidade da ígua.