Publicada em 23 de Dezembro de 2024

Visita à Fazenda dos Ausentes conclui etapa de projeto educativo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou a primeira etapa de campo do projeto de Educomunicação Socioambiental voltado para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Inácio Velho, localizada em São José dos Ausentes (RS). Essa ação faz parte de um conjunto de atividades que buscam promover, fortalecer e valorizar o turismo local, destacando os benefícios trazidos pela rodovia para o desenvolvimento da região.

O projeto, que teve início em agosto, já contou com oficinas e palestras abordando temas de relevância regional. A proposta é utilizar metodologias e ferramentas de educomunicação para criar projetos que evidenciem ou problematizem questões locais, tendo em vista o potencial do turismo e a conservação ambiental.

No início de dezembro, os alunos visitaram a Fazenda dos Ausentes, onde foram recebidos pelo proprietário, Dalvone Borges Velho, que compartilhou a história da fazenda, datada do século 18. Ele explicou como, no período colonial, as sesmarias eram concessões de terras feitas pela Coroa Portuguesa para cultivo e povoamento. A propriedade, que preserva vestígios como as taipas de pedra, tem uma conexão direta com a história dos Campos de Cima da Serra, marcando a importância da pecuária e do tropeirismo na economia e cultura da região. 

Durante a visita, os estudantes realizaram registros fotográficos, filmagens e anotações, com o objetivo de traduzir o aprendizado em materiais que serão apresentados no próximo ano. “A BR-285 é um acontecimento histórico, cultural e econômico dos mais importantes. Meu trabalho é contribuir para que os jovens conheçam um pouco mais da nossa história e para que o nosso povo esteja mais turisticamente preparado para este impacto”, destacou Dalvone.