Publicada em 04 de Novembro de 2024

Gestão Ambiental e PAT Planalto Sul lançam parceria para fortalecer ações de conservação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou hoje, por meio da Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, um boletim especial que destaca a convergência de políticas públicas para a conservação ambiental e cultural do território em que se desenvolve o empreendimento. O material evidencia a união de esforços envolvendo o licenciamento ambiental da rodovia, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e o Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul. 

O PAT é coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema), abrangendo 43 municípios nos dois estados. Foram definidas 22 espécies alvo, 5 da fauna e 17 da flora, com ênfase naquelas criticamente em perigo e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Uma das principais estratégias consiste no envolvimento das comunidades e setores produtivos, visto que as espécies muitas vezes ocorrem em propriedades rurais privadas. Por meio da participação e do diálogo, é possível preservar o território sem comprometer suas vocações econômicas, como o turismo ecológico, a agricultura e a pecuária, por exemplo.  Estas e outras informações estão disponíveis no Boletim Especial cuja distribuição ocorrerá prioritariamente durante as ações de educação ambiental realizadas pela equipe na região.