A construção da nova ponte sobre o rio das Antas, uma obra de 400 metros localizada em São José dos Ausentes (RS), ® um marco importante para a infraestrutura da regiúo e elemento estratégico das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. No m¬s de agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a confecção da mesoestrutura dos pilares 1, 2 e 3, bem como iniciou o içamento das vigas entre estes apoios.
A ponte serí constru¡da por meio de duas formas integradas: a primeira ® o método convencional, com a execução de 5 pilares; e a segunda compreende a técnica de balanço sucessivo, com 3 pilares, por meio do qual a estrutura vai sendo concretada em etapas. Esse sistema ® indicado para vencer vúos maiores, onde hí dificuldades para montagem de escoramentos, e também quando a altura em relação ao terreno ® grande. Os vúos neste segmento da ponte, por exemplo, chegam a ter 110 metros.
Devido á sua localização em uma írea sens¡vel do bioma Mata Atlóntica, próxima á nascente de um importante curso h¡drico, a equipe de supervisúo ambiental monitora as atividades visando minimizar os impactos ao meio ambiente. Entre os cuidados, destaca-se a avaliação cont¡nua dos riscos de erosúo e contaminação da ígua, garantindo que as medidas necessírias sejam adotadas para preservar a integridade do ecossistema local. Para isso, súo indicadas diversas príticas, como a instalação de barreiras de contenção de sedimentos e a revegetação das íreas expostas. Além disso, súo resgatadas as espécies vegetais ameaçadas, protegidas por lei ou de interesse ecológico para reprodução no viveiro e futuro plantio no entorno da rodovia.
Nas íreas de apoio, como os canteiros de obras, a equipe realiza inspeºÁes sistemíticas das instalaºÁes para prevenir poss¡veis impactos, como o vazamento de combust¡veis ou óleos, o descarte inadequado de res¡duos sólidos, a liberação de efluentes núo tratados, a emissúo de gases poluentes, entre outros.