Publicada em 05 de Setembro de 2024

Gaviões-pretos encontram refúgio em áreas preservadas no entorno da rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da equipe de Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, registrou a presença de dois gaviões-pretos (Urubitinga urubitinga) em uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima às obras no trecho de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. As aves foram vistas realizando duas atividades essenciais: a caça – também conhecida como forrageio – e a reprodução. O registro evidencia a importância das áreas protegidas para o equilíbrio ecológico, bem como das medidas que visam protegê-las durante a execução do empreendimento.

Com plumagem escura e porte robusto, o gavião-preto aproveita a rica biodiversidade local para se alimentar de pequenos mamíferos, répteis, peixes, insetos e rãs. Além de servirem como habitat para a caça, as APPs são cruciais para a reprodução desta e de várias outras espécies nativas, exigindo atenção especial da equipe de supervisão ambiental das obras. 

O monitoramento contínuo permite ajustar as práticas de construção, minimizando os impactos ao meio ambiente. Tais medidas de prevenção e controle são fundamentais para assegurar que a ocorrência de espécies como o gavião-preto não seja ameaçada, promovendo uma coexistência harmoniosa entre o desenvolvimento da infraestrutura e a preservação da fauna e flora nativas.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=Rfy_w0LA3Yw