Publicada em 24 de Junho de 2024

Documentário destaca atrativos turísticos de Timbé do Sul e São José dos Ausentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou, entre os dias 18 e 20 de junho, nos municípios de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS), o documentário “Serra da Rocinha: Histórias Entrelaçadas. Rios, florestas & cânions”. Mais de 200 pessoas prestigiaram as sessões de exibição do vídeo, cujo objetivo é destacar os atrativos turísticos localizados no entorno das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. O material já pode ser acessado no YouTube e nos canais da Gestão Ambiental do empreendimento.

O educador ambiental da BR-285/RS/SC, Cauê Canabarro, explicou que o documentário faz parte do trabalho que visa fortalecer o turismo sustentável e de base comunitária na região, um potencial do território identificado pela própria população. “O vídeo busca divulgar toda essa riqueza cultural e natural, mas também servir como ferramenta de sensibilização ao mostrar que o turismo é uma alternativa de geração de renda”, acrescentou. As atividades de educação ambiental e comunicação social estão inseridas no contexto das contrapartidas previstas no licenciamento ambiental da rodovia.

O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, elogiou a qualidade do vídeo elaborado com a participação das comunidades e instituições locais. "Teve gente da plateia que até se emocionou em ver quanta beleza natural temos na nossa região. Agora é saber desfrutar e ver as pessoas empreenderem”, afirmou. Ele ainda salientou a importância da rodovia para integração dos estados e a potencialização do turismo. "Essa parceria com o povo gaúcho é fundamental, nós temos o mar e a serra separados por apenas 70 quilômetros. Temos certeza de que existirá Timbé do Sul antes e depois da BR-285”. 

Em São José dos Ausentes, a secretária de Turismo e Cultura, Milena Santos Velho do Amaral, comentou que cada palavra utilizada no documentário tem um significado profundo. Ela acredita que o material ajudará a divulgar o município e a inspirar os moradores. “Essa é uma semente preciosa para o futuro de São José dos Ausentes, pois o turismo também é cultura, história e educação”.