DNIT participa de campanha contra a dengue em Timbé do Sul (SC)
O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina (SES) na última quarta-feira, 24, indica que os prováveis casos de dengue tiveram um aumento de 135,15% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 295 municípios catarinenses, 161 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza ações de prevenção nas frentes de trabalho, bem como participa de campanhas realizadas nos municípios interceptados.
Na tarde de sexta-feira, 26, a Gestora Ambiental do empreendimento marcou presença em uma blitz educativa promovida pela Prefeitura de Timbé do Sul (SC), com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar. A atividade ocorreu no pórtico de acesso à cidade, onde as equipes distribuíram panfletos com instruções sobre como evitar a propagação do vetor. “Vamos permanecer por tempo indeterminado realizando esta ação porque a luta é contínua contra a dengue”, relatou a agente da Vigilância Epidemiológica de Timbé do Sul, Jeane Tais Selau Scheffer. Vale lembrar que a melhor medida de prevenção continua sendo a eliminação de locais com água parada.
Cuidados nas obras
O DNIT executa o Programa de Prevenção de Endemias com o objetivo de evitar a introdução e/ou disseminação de doenças endêmicas junto aos colaboradores do empreendimento. Entre as medidas, destacam-se as vistorias nos reservatórios de água para consumo humano, as buscas ativas por possíveis criadouros do mosquito e a realização de atividades de educação ambiental. No canteiro de apoio administrativo do Lote 2, em Timbé do Sul, ocorre ainda o monitoramento regular de uma armadilha instalada pelos agentes de saúde, em 2018, na qual não foram encontradas larvas até o momento.