Contextualizar os educadores sobre o papel do Programa de Educação Ambiental na Gestão Ambiental
Póblica. Este ® um dos princ¡pios da primeira etapa do curso de formação desenvolvido por este programa
nas escolas mapeadas próximas ás obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC,
empreendimento de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na manhú desta quarta-feira (22/03), duas atividades foram realizadas em Timbé do Sul, uma na Escola
Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Modesto e outra na Escola de Educação Bísica (EEB)
Timbé do Sul. Ao todo 55 professores participaram.
O educador ambiental da STE S.A. " empresa que executa a Gestão Ambiental das obras ", Cauá¬
Canabarro, explica que neste primeiro contato busca-se explicar as relaºÁes que o homem estabelece com
a natureza atá® chegar ao ambientalismo. ôA partir desta contextualização histáórica, vamos encaminhando
os educadores para como o ambientalismo vem se constituindo no Brasil e no mundo, ressaltou. O leque
de discussÁes abrange também a questão espec¡fica da Gestão Ambiental e do licenciamento, pol¡ticas e
normas que ainda serúo desdobradas na próxima etapa do curso.
Educação Patrimonial
A arqueologia foi outro ponto abordado por esta gestora ambiental. As obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC contemplam a execução do Programa de Prospecção e Resgate
Arqueológico. Entre as atividades deste, está previsto o Monitoramento Arqueológico e Educação
Patrimonial. ôDemos início a conversa com os professores, apresentando o que á® arqueologia de um ponto
de vista mais conceitual, explicou a arqueáóloga e consultora externa da STE S.A., Mariana Neumann.
A relação da arqueologia com o licenciamento ambiental foi exposto aos participantes, trazendo exemplos
de casos de empreendimentos no Brasil. œO objetivo destas atividades, tanto com professores quanto com
colaboradores da obra, á® de socializar esse conhecimento, falando sobre Patrimônio cultural, destacou ela.