Voltar para Notícias
26 de Março de 2017 Obras

DNIT inicia diílogo com professores em Timbé do Sul

DNIT inicia diílogo com professores em Timbé do Sul
Contextualizar os educadores sobre o papel do Programa de Educação Ambiental na Gestão Ambiental
Póblica. Este ® um dos princ¡pios da primeira etapa do curso de formação desenvolvido por este programa
nas escolas mapeadas próximas ás obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC,
empreendimento de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na manhú desta quarta-feira (22/03), duas atividades foram realizadas em Timbé do Sul, uma na Escola
Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Modesto e outra na Escola de Educação Bísica (EEB)
Timbé do Sul. Ao todo 55 professores participaram.

O educador ambiental da STE S.A. " empresa que executa a Gestão Ambiental das obras ", Cauá¬
Canabarro, explica que neste primeiro contato busca-se explicar as relaºÁes que o homem estabelece com
a natureza atá® chegar ao ambientalismo. ôA partir desta contextualização histáórica, vamos encaminhando
os educadores para como o ambientalismo vem se constituindo no Brasil e no mundo, ressaltou. O leque
de discussÁes abrange também a questão espec¡fica da Gestão Ambiental e do licenciamento, pol¡ticas e
normas que ainda serúo desdobradas na próxima etapa do curso.

Educação Patrimonial

A arqueologia foi outro ponto abordado por esta gestora ambiental. As obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC contemplam a execução do Programa de Prospecção e Resgate
Arqueológico. Entre as atividades deste, está previsto o Monitoramento Arqueológico e Educação
Patrimonial. ôDemos início a conversa com os professores, apresentando o que á® arqueologia de um ponto
de vista mais conceitual, explicou a arqueáóloga e consultora externa da STE S.A., Mariana Neumann.

A relação da arqueologia com o licenciamento ambiental foi exposto aos participantes, trazendo exemplos
de casos de empreendimentos no Brasil. œO objetivo destas atividades, tanto com professores quanto com
colaboradores da obra, á® de socializar esse conhecimento, falando sobre Patrimônio cultural, destacou ela.