Os taludes resultantes das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC
devem ser estabilizados de maneira eficiente para evitar a erosúo e poss¡veis
escorregamentos. Atualmente, as principais medidas de proteção realizadas pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no segmento
catarinense, em Timbé do Sul, súo o tratamento das superf¡cies com cobertura vegetal
e a instalação de dispositivos de drenagem das íguas pluviais. A equipe de supervisúo
ambiental (STE S.A.) monitora todo o processo por meio do Programa de
Monitoramento e Controle de Processos Erosivos e de Contenção de Instabilidades de
Encostas e Taludes e do Programa de Recuperação de üreas Degradadas e Passivos
Ambientais.
Os taludes podem ser de corte e de aterro. Os de corte se formam quando as encostas
súo escavadas ou detonadas, jí os de aterro súo oriundos da deposição de material.
No trecho de serra, o Consórcio responsível pelas obras executa a revegetação dos
taludes jí conformados através da hidrossemeadura nos cortes, técnica que se vale da
aplicação de uma solução com sementes, insumos e outros aditivos. Lançada por um
jato de alta pressúo, essa massa forma uma camada que, além de fixar as sementes e
demais componentes, funciona como um escudo contra a ação das intempéries. Jí nos
taludes de aterro a previsúo ® o uso de placas de grama.
Técnicos da Gestora Ambiental atuam de forma a constatar eventuais processos
erosivos em taludes sem tratamento, bem como o monitoramento daqueles que
receberam medidas de proteção. Segundo o especialista ambiental Francisco Feiten,
ôas atividades de estabilização dos taludes devem ocorrer tção logo os mesmos
estejam conformados, visando minimizar impactos negativos ocasionados,
principalmente, pela chuva e pelo escoamento superficial das áíguas.
Em alguns pontos suscet¡veis á erosúo está sendo realizada a contenção da encosta
por meio de muros de pedra arrumada, método que aproveita o material rochoso
proveniente das escavaºÁes. Jí a execução da drenagem superficial ocorre tanto na
serra quanto no contorno de Timbé do Sul, com destaque para instalação de valetas
de proteção de corte e o seu respectivo enleivamento com placas de grama. Hí ainda
outros dispositivos como sarjetas, dissipadores de energia e descidas d"ígua que
complementam o sistema de drenagem superficial. O objetivo dos mesmos ®
interceptar e conduzir as íguas de forma a resguardar a segurança e a estabilidade da
rodovia.