Voltar para Notícias
29 de Maio de 2017 Programas Ambientais

Alunos de Timbé do Sul visitam o viveiro das obras na BR-285/RS/SC

Alunos de Timbé do Sul visitam o viveiro das obras na BR-285/RS/SC
Alunos do 1? e 2o anos da Escola de Ensino Bísico Timbé do Sul visitaram, nesta terça-feira (23/05), o
viveiro de passagem das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. A estrutura constru¡da
pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio do Cons│rcio
Setep/Iva¡/Sotepa, tem 450 m2 e fica situada no canteiro de obras do Lote 2, em Timbé do Sul. O local
recebe mudas e sementes de espécies resgatadas no trecho em obras para futuro plantio em íreas no
entorno do empreendimento. O objetivo ® garantir a manutenção e a Conservação da flora nativa.

A visitação foi acompanhada pela equipe da Gestora Ambiental (STE S.A) e por biólogos do Consórcio. Os
estudantes viram de perto exemplares de bromélias, orqu¡deas, xaxins, palmiteiros, rainhas-do-abismo,
entre outras espécies consideradas raras, ameaçadas de extinção e/ou protegidas por lei. Os técnicos
lembraram que a flora da regiúo ® muito rica em diversidade, o que torna ainda mais importante esse
trabalho de resgate. Chamou a atenção também o plantio da araucíria feito com o próprio pinhúo, que ® a
semente da írvore. A equipe lembrou que a gralha-azul, eleita mascote do empreendimento, auxilia na
dispersção da espáécie. áÔÇ? que no inverno a ave retira o pinhção da araucáíria para se alimentar, o transporta
e enterra para estocar, fazendo com que a írvore germine em novo local.

A atividade faz parte do projeto Ensino Médio Inovador, o qual busca promover a formação integral dos
estudantes com propostas criativas e emancipadoras. O conhecimento auxiliarí a escola a implantar algo
semelhante ao viveiro visando o cultivo e a disseminação da flora nativa. O aluno do 1o ano Weslley Cenne,
de 15 anos, aproveitou a oportunidade para tirar dóvidas e aprender sobre as técnicas e cuidados
necessáírios. ôA ideia á® o pessoal do 2o ano fazer o projeto de uma estufa e a nossa turma ficar responsáível
pelo plantio e irrigação, explicou.