A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da BR-285/RS/SC iniciou uma parceria com a Escola
de Ensino Bísico Timbé do Sul para o desenvolvimento do projeto Ensino Médio Inovador, proposta do
Ministério da Educação que busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o
protagonismo juvenil com a oferta de atividades criativas e emancipadoras. Profissionais da Gestora
Ambiental (STE S.A.) das obras de implantação e pavimentação da rodovia, executadas pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizaram nesta quarta-feira (12/04) uma oficina de foto
e audiovisual com turmas do 1o e 2o anos.
As técnicas, potencialidades e elementos narrativos que podem ser explorados em fotografia e vídeo foram
apresentados no auditório da instituição. Os alunos foram provocados a refletir sobre os diferentes
processos de criação e formatos que podem ser utilizados no projeto, cujo objetivo ® incentivar o turismo
por meio da divulgação dos recursos naturais do munic¡pio. Após a conversa, ocorreu a primeira de quatro
sa¡das de campo que estão programadas at® o final do ano. O destino foi o Restaurante Rural São Miguel,
na localidade de Amola Faca, onde súo servidas comidas t¡picas da regiúo e comercializados produtos
cultivados na propriedade.
Durante a atividade, os profissionais da Gestora Ambiental acompanharam e instru¡ram os alunos nas
entrevistas e gravaºÁes de imagens e íudios. A professora de L¡nguas Portuguesa e Inglesa, Franciele
Pesente Daltoe, destaca que a atividade engloba diferentes conhecimentos que serúo reunidos em um
projeto final para ser disponibilizado nas m¡dias e redes sociais. O objetivo, conforme explica a professora
de Artes, Pollyana Pavei Bez Batti, ® promover a valorização da memória e dos diferenciais positivos de
Timbá® do Sul. ôA maioria das pessoas que mora aqui nção conhece as belezas que a cidade proporciona. A
ideia á® mostrar esse potencial que, somado áá pavimentação da serra, pode atrair mais pessoas áá regição.
Para o educador ambiental do PEA Cau¬ Canabarro, a participação no projeto visa contribuir para que o
conhecimento produzido pela Gestora Ambiental possa ser compartilhado e ampliado pela comunidade. ?ôáÔÇ?
um projeto interdisciplinar que vem ao encontro da ideia de educação ambiental, que consiste em trabalhar
o ambiente de forma complexa nas suas móltiplas determinaºÁes e possibilidades. E também porque a
própria Gestão Ambiental tem essa caracter¡stica, fazendo com que a equipe possa se inserir de vírias
maneiras ao longo do processo, conclui.