O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou nesta
semana, entre os dias 29 e 30/08, atividades de educação ambiental com os alunos do
pr® ao 5o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparados da Serra, em São
Jos® dos Ausentes. A cidade gaócha localizada nos Campos de Cima da Serra abriga,
junto com a catarinense Timbé do Sul, as obras de implantação e pavimentação da
BR-285/RS/SC. As aºÁes educativas desenvolvidas por meio da Gestora Ambiental (STE
S.A.) do empreendimento visam contribuir para construção de valores sociais,
conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a Conservação do meio ambiente.
A equipe falou sobre a importóncia da rodovia e da preservação dos recursos naturais
encontrados na regição. ôA pavimentação da Serra da Rocinha vai trazer segurança e
reduzir a distóncia entre os dois estados, mas isso núo significa que a obra pode ser
feita de qualquer jeito. O cuidado com a natureza está sempre presente em todas as
etapas, explicou a biáóloga Valáéria Debom. Por meio de imagens, foram abordadas as
caracter¡sticas de diversas espécies da fauna e da flora locais, tais como o graxaim, a
jaguatirica, a gralha-azul e a araucíria.
Na ação a equipe também apresentou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
que súo utilizados pelos trabalhadores do empreendimento. Faixa refletiva, óculos,
abafador de som, míscara para proteção respiratória, luvas e capacete foram levados
para escola, reforçando a mensagem de que obra núo ® local de criança. Ainda em
relação á segurança, a pedagoga Bianca Barcellos salientou que a serra permanece
interditada ao trífego para evitar acidentes com os usuírios.
Para Joúo Gabriel de Oliveira Moraes, de 9 anos, a natureza de São José dos Ausentes ®
áÚnica e deve ser preservada. ?ôA gente tem os cáónions e váírias outras coisas boas que
as pessoas vúo poder conhecer com a estrada. A gralha-azul representa muito bem a
BR-285, porque a gente encontra bastante ela aqui, afirmou. Aluno do 2o ano, Arthur
Cesa Kramer, de 7 anos, aprendeu que ® poss¡vel construir sem destruir o meio
ambiente. ┼ôAchei muito bom saber que vção cuidar dos animais, destacou. As
atividades foram encerradas com a visita do boneco da gralha-azul nas salas de aula,
espécie que os estudantes ajudaram a eleger como mascote do empreendimento.