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06 de Dezembro de 2019 Programas Ambientais

Parceria do DNIT em projetos do Ensino Médio Inovador completa ciclo em Timbé do Sul

Parceria do DNIT em projetos do Ensino Médio Inovador completa ciclo em Timbé do Sul
A parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) com
a Escola de Educação Bísica Timbé do Sul completou tr¬s anos no ómbito do
programa Ensino Médio Inovador. Com o apoio da Gestora Ambiental (STE S.A.) das
obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, foram desenvolvidos diversos
projetos de resgate e valorização dos recursos naturais, históricos e culturais do
munic¡pio. O encerramento do primeiro ciclo, que também marca a formatura da
turma de 3o ano, foi celebrado no final de novembro com atividades de orientação
profissional e show do Canção dos Bichos: Rock & Natureza.

Tendo como objetivo prover os estudantes com informaºÁes relativas ás possibilidades
do mercado de trabalho na írea ambiental, a equipe prestou depoimentos contando
as suas experi¬ncias profissionais. Desde 2017, os técnicos da Gestão Ambiental
compartilham o conhecimento gerado a partir do empreendimento de maneira
interdisciplinar. Entre os projetos desenvolvidos com os alunos, vale destacar a
realização de oficinas de produção audiovisual, que inclu¡ram uma série de sa¡das a
campo e resultaram na elaboração de vídeos e de uma Exposição fotográfica sobre as
belezas naturais de Timbé do Sul. Conforme o educador ambiental Cau¬ Canabarro, a
Educação Ambiental tem uma dimensúo estratégica que consiste em impactar
culturalmente os indiv¡duos que participam das aºÁes, de maneira que eles
incorporem essas transformações na sua vida cotidiana. ôáÔÇ? impossável pensar em
equil¡brio ambiental e sustentabilidade se núo partir do nosso quintal. Acredito que
conseguimos despertar nesses sujeitos uma possibilidade cr¡tica de pensar e valorizar
o seu práóprio lugar, avalia.

Para a coordenadora pedag│gica da escola, Deise Mondardo Dagostini, as atividades
ampliaram o olhar dos jovens em relação ao futuro. ôO interesse deles em conhecer o
munic¡pio mudou muito e as capacitaºÁes que a Gestão Ambiental trouxe despertaram
o interesse em carreiras nas áíreas ambiental e audiovisual, afirma. Um exemplo á® o
da formanda Eduarda Dandolini, de 18 anos, que tirou a cómera fotográfica do armírio
a partir do projeto. ?ôAprendi que existiam coisas no município que eu podia mostrar
através da fotografia. O que fizeram foi muito importante, porque eu aprendi a mostrar
o que eu sinto e me possibilitou at® ganhar dinheiro com isso através da perspectiva
dos meus sentimentos, comenta.