Com a largura da plataforma da estrada reduzida, ve¡culos de grande porte
(caminhÁes e nibus) núo serúo permitidos no trecho. Durante o recesso das obras
núo serí exigido o Termo de Responsabilidade, no entanto, ® importante salientar que
hí fatores de risco associados ás caracter¡sticas topogríficas e climíticas da regiúo,
incluindo a constante presença de neblina e chuvas fortes.
Pavimento r¡gido em execução
No final de novembro foi iniciada mais uma etapa da pavimentação da serra. As placas
de concreto de cimento Portland possuem 22 cent¡metros de espessura e súo
colocadas por cima da sub-base de concreto compactado a rolo (CCR) com o aux¡lio de
uma pavimentadora - míquina que aplica o material e faz o nivelamento da pista - em
faixas de 3,5 metros de largura. A cada cinco metros, barras de transfer¬ncia súo
posicionadas nas juntas transversais e longitudinais, permitindo a correta
transfer¬ncia dos esforços entre as placas de concreto e restringindo o empenamento.
O prazo para o material atingir a resist¬ncia de projeto ® de 28 dias.
Com cerca de 70% das obras conclu¡das no lote catarinense, vale destacar ainda a
conclusúo de tr¬s dos quatro viadutos da serra, os quais t¬m a função de aperfeiçoar o
traçado com a suavização das curvas mais fechadas. Nos segmentos do Contorno e do
trecho urbano de Timbé do Sul seguem em andamento as obras complementares
(calçadas) e de sinalização viíria.