O crescimento da atividade tur¡stica ® um dos benef¡cios esperados com as obras de
implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, entre São José dos Ausentes (RS) e
Timbé do Sul (SC), empreendimento inserido em regiúo de rica biodiversidade. Mas
qual tipo de turismo relacionado áá natureza se espera atrair? áÔÇ? possável explorar o
Patrimônio natural de forma sustentável? Estas e outras questÁes foram debatidas
com alunos do Ensino Médio em uma série de palestras realizadas pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental
(STE S.A.), nos dias 1o e 02 de outubro, em Timbé do Sul.
A equipe do Programa de Educação Ambiental partiu da caracterização da Mata
Atlóntica, bioma que se estende por grande parte da costa brasileira e abriga ampla
biodiversidade de espécies. Ao mesmo tempo, lembrou o educador ambiental Cau¬
Canabarro, ® um dos ecossistemas que mais sofre com a degradação devido aos ciclos
econmicos da história do pa¡s. Foram entúo abordadas as pol¡ticas pÚblicas que
visam conservar esses ambientes e mencionadas algumas das medidas mitigat│rias
executadas nas obras da BR-285/RS/SC. Para enfatizar os cuidados com animais
silvestres, foi exibida a reportagem em vídeo produzida a partir de imagens de
armadilhas fotográficas instaladas nas passagens de fauna.
O educador chamou a atenção para outras atividades que, mesmo proibidas por lei, se
efetivam na prítica e causam tanto ou mais impactos quanto alguns
empreendimentos humanos. Um exemplo á® a caça ilegal. ôCom a perspectiva de
atividade intensa de turismo na serra ® fundamental discutir qual o tipo de turismo
que Timbé do Sul vai atrair. Se ® o predatório, que deixa um rastro de degradação, ou
um turismo de base sustentável que seja aliado da Conservação ambiental e que
também deixe para comunidade uma possibilidade de desenvolvimento
socioeconámico, questionou.
A equipe reforçou que fora dos muros da escola a discussúo deve ser exercitada por
quem tem legitimidade para isso, ou seja, os próprios moradores. O papel da Educação
Ambiental no contexto da gestão ambiental, conforme a lei 9.795 de 1999, ® fomentar
processos por meio dos quais o indiv¡duo e a coletividade constroem valores sociais,
conhecimentos, habilidades, atitudes e compet¬ncias voltadas á Conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial á sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade.