Publicada em 30 de Agosto de 2019

DNIT realiza monitoramento de ruídos nas obras da BR-285/RS/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou mais uma
campanha de monitoramento de ruídos nas obras de implantação e pavimentação da
BR-285/RS/SC, entre São José dos Ausentes/RS e Timbé do Sul/SC. O trabalho é
realizado semanalmente pela Gestora Ambiental (STE S.A.) no Lote 2, como parte do
Programa de Controle de Ruídos, Gases e Material Particulado do Plano Básico
Ambiental (PBA) do empreendimento. O objetivo é verificar os níveis sonoros gerados,
evitando impactos negativos às comunidades vizinhas e aos colaboradores.

O monitoramento de ruídos é executado com o uso de um medidor de pressão sonora
(decibelímetro). Este aparelho transforma as vibrações do som em sinais elétricos,
indicando sua intensidade ou volume em unidades chamadas decibéis (dB). Um
anemômetro também é utilizado para verificar a velocidade do vento, além da
temperatura e umidade relativa do ar. São ainda consideradas outras fontes externas
de ruídos, como o próprio tráfego local da rodovia, uma vez que todas estas variações
em conjunto podem interferir na intensidade da onda sonora.

Pela metodologia aplicada neste empreendimento, as medições são feitas no canteiro
de obras e nas frentes de trabalho em pontos críticos, que são definidos a partir da
presença ou não de comunidades. O cálculo final dos níveis sonoros apropriados
considera os valores obtidos pelos equipamentos, as condições locais e as referências
determinadas na norma ABNT NBR 10.151 – Acústica - Medição e avaliação de níveis
de pressão sonora em áreas habitadas. É importante destacar que, quanto mais alto o
ruído, menor deve ser o tempo de contato com ele. No caso dos trabalhadores
expostos a essa condição, é fundamental que o protetor auricular seja utilizado e que
as determinações da Norma Regulamentadora do Trabalho no 15 (NR 15) sejam
seguidas.

O engenheiro ambiental Rogério Luís Casagrande conta que, desde o início da
execução do Subprograma de Controle de Ruídos, em outubro de 2016, já foram
monitorados 621 pontos durante os serviços de terraplanagem, pavimentação,
construção de obras de arte (drenagem, viadutos e pontes) e no canteiro de obras. Os
maiores níveis sonoros identificados até o momento foram obtidos nas atividades de
terraplanagem. “Estas informações levantadas podem ser úteis para os estudos
ambientais de minimização de impactos até mesmo na implantação de outros
empreendimentos rodoviários”, comenta Casagrande.

Sobre a norma ABNT NBR 10.151

A Lei Federal no 6.938 de 1981, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente
(PNMA), atribui ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) a competência para
estabelecer “normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente
equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida”. Em sua primeira resolução, de 01
de março de 1990, o Conama determina que a emissão de ruído causada por
atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas deve adotar os valores e os
limites estabelecidos na norma ABNT NBR 10.151. A Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR) e, por
meio da ABNT NBR 10.151, regulamenta os níveis de ruído compatíveis com o conforto
acústico, conforme o tipo de ambiente, para garantir o sossego público e a saúde da
população.