O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou mais uma
campanha de monitoramento de ru¡dos nas obras de implantação e pavimentação da
BR-285/RS/SC, entre São José dos Ausentes/RS e Timbé do Sul/SC. O trabalho ®
realizado semanalmente pela Gestora Ambiental (STE S.A.) no Lote 2, como parte do
Programa de Controle de Ru¡dos, Gases e Material Particulado do Plano Bísico
Ambiental (PBA) do empreendimento. O objetivo ® verificar os n¡veis sonoros gerados,
evitando impactos negativos ás comunidades vizinhas e aos colaboradores.
O monitoramento de ru¡dos ® executado com o uso de um medidor de pressúo sonora
(decibel¡metro). Este aparelho transforma as vibraºÁes do som em sinais elétricos,
indicando sua intensidade ou volume em unidades chamadas decibéis (dB). Um
anemmetro também ® utilizado para verificar a velocidade do vento, além da
temperatura e umidade relativa do ar. São ainda consideradas outras fontes externas
de ru¡dos, como o próprio trífego local da rodovia, uma vez que todas estas variaºÁes
em conjunto podem interferir na intensidade da onda sonora.
Pela metodologia aplicada neste empreendimento, as mediºÁes súo feitas no canteiro
de obras e nas frentes de trabalho em pontos cr¡ticos, que súo definidos a partir da
presença ou núo de comunidades. O cílculo final dos n¡veis sonoros apropriados
considera os valores obtidos pelos equipamentos, as condiºÁes locais e as refer¬ncias
determinadas na norma ABNT NBR 10.151 " Acáóstica - Medição e avaliação de náveis
de pressção sonora em áíreas habitadas. áÔÇ? importante destacar que, quanto mais alto o
ru¡do, menor deve ser o tempo de contato com ele. No caso dos trabalhadores
expostos a essa condição, ® fundamental que o protetor auricular seja utilizado e que
as determinaºÁes da Norma Regulamentadora do Trabalho no 15 (NR 15) sejam
seguidas.
O engenheiro ambiental Rogério Lu¡s Casagrande conta que, desde o in¡cio da
execução do Subprograma de Controle de Ru¡dos, em outubro de 2016, jí foram
monitorados 621 pontos durante os serviços de terraplanagem, pavimentação,
construção de obras de arte (drenagem, viadutos e pontes) e no canteiro de obras. Os
maiores n¡veis sonoros identificados at® o momento foram obtidos nas atividades de
terraplanagem. ôEstas informações levantadas podem ser áóteis para os estudos
ambientais de minimização de impactos at® mesmo na implantação de outros
empreendimentos rodoviáírios, comenta Casagrande.
Sobre a norma ABNT NBR 10.151
A Lei Federal no 6.938 de 1981, que estabelece a Pol¡tica Nacional do Meio Ambiente
(PNMA), atribui ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) a compet¬ncia para
estabelecer ?ônormas e padrações compatáveis com o meio ambiente ecologicamente
equilibrado e essencial áá sadia qualidade de vida. Em sua primeira resolução, de 01
de março de 1990, o Conama determina que a emissúo de ru¡do causada por
atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas deve adotar os valores e os
limites estabelecidos na norma ABNT NBR 10.151. A Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) ® responsível pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR) e, por
meio da ABNT NBR 10.151, regulamenta os n¡veis de ru¡do compat¡veis com o conforto
acÚstico, conforme o tipo de ambiente, para garantir o sossego pÚblico e a saÚde da
população.