Conclu¡da a pavimentação asfíltica no trecho urbano da BR-285/RS/SC, em Timbé do
Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio do
Consórcio Setep/Iva¡/Sotepa, iniciou a execução das obras complementares e do
projeto de sinalização neste segmento que tem aproximadamente cinco quilmetros.
Esta etapa do empreendimento inclui a implantação de estruturas que visam proteger
a faixa de dom¡nio e a circulação dos usuírios.
Dentre os serviços em andamento estão a construção das calçadas e meios-fios, bem
como a fixação das cercas (atividade jí vinha sendo realizada pelo Consórcio
Construtor do Lote 2). Em relação aos dispositivos de sinalização e segurança,
destaca-se a execução de quatro lombofaixas - faixas elevadas para travessia de
pedestres: uma na Vila Belmiro, duas na Rocinha e uma no P® da Serra. Além de
ampliar a visibilidade dos pontos de travessia, estas estruturas igualmente funcionam
como redutores de velocidade dos ve¡culos.
O projeto conta ainda com dispositivos de sinalização vertical, que súo os sinais de
trónsito (placas) para advertir, regulamentar e indicar a forma correta para a
movimentação de ve¡culos e pedestres; e de sinalização horizontal, que ® realizada
através de marcaºÁes no pavimento para tornar a operação da rodovia mais eficiente
e segura. ôáÔÇ? fundamental que todos preservem estas placas de sinalização, pois sção
implantadas para segurança de usuáírios e moradores da regição, enfatiza o fiscal
técnico do contrato, engenheiro Robson Medeiros de Oliveira (DNIT/SC). Outros itens
previstos súo as defensas metílicas e barreiras de concreto, que súo dispositivos
f¡sicos para evitar a sa¡da de pista dos ve¡culos usuírios da rodovia.
Pavimentação da serra " Na Serra da Rocinha foi iniciada a pista experimental da
confecção do pavimento r¡gido por meio da camada de concreto compactado a rolo
(CCR), a qual antecede a colocação das placas de concreto que t¬m prazo m¡nimo de
28 dias para atingir a sua resist¬ncia de projeto. Vale lembrar que a serra está
totalmente interditada em virtude da pavimentação e da impossibilidade de se
garantir a segurança do trónsito de ve¡culos estranhos á obra durante os trabalhos,
mesmo em Horários alternados, sem que haja preju¡zo ao cumprimento do cronograma
planejado.
O DNIT deu sequ¬ncia também ás atividades de terraplenagem e implantação do
sistema de drenagem (bueiros, descidas d"ígua, drenos profundos e sub-horizontais).
Quanto aos viadutos, salienta-se que o V-3 está na fase de construção dos pilares e
travessas e o V-4 recebe serviços de concretagem do tabuleiro. Os outros dois
viadutos (V-1 e V-2) jí foram conclu¡dos.