No m¬s de abril foram realizadas incursÁes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
para gravação do documentírio sobre a formação histórica da regiúo em que estão
inseridas as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Produzido pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da
Gestora Ambiental (STE S.A.), o material busca contribuir com a valorização da cultura
e da identidade locais, bem como fortalecer as potencialidades tur¡sticas da regiúo. O
trabalho tem como fio condutor o tropeirismo, um importante fragmento hist│rico do
transporte de cargas no Pa¡s que remonta ao final do século XVII e in¡cio do XVIII.
Em Nova Veneza (SC), a equipe gravou entrevistas e imagens aéreas com o apoio dos
profissionais do Instituto Felinos do Agua¡, um projeto ambiental dedicado á
Conservação dos felinos silvestres que estão entre as espécies mais ameaçadas do
mundo, afetados principalmente pela perda do seu habitat. O projeto ® realizado na
Reserva Biológica Estadual do Agua¡, uma das dez Unidades de Conservação estaduais
do estado de Santa Catarina. O Instituto ainda cedeu imagens " capturadas por meio
de armadilhas fotográíficas " de espáécies como o leção-baio e a jaguatirica.
Nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, foram registradas imagens de
importantes Patrimônios materiais e paisag¡sticos da época. No munic¡pio de Bom
Jesus, a equipe esteve no Passo de Santa Vitória e no Passo do Matemítico, locais de
travessia das tropas pelos rios Pelotas e das Antas, respectivamente. Onde hoje se
localiza a pousada Estóncia das Flores foram gravadas cenas de um dos mais
preservados corredores utilizados pelos tropeiros, o qual conta com mais de seis
quilmetros de extensúo. Estas estruturas súo formadas por dois muros paralelos
constru¡dos em taipas de pedra encaixadas a seco e cuja função era facilitar a
condução das tropas de gado.
Jí em São José dos Ausentes, a equipe realizou gravaºÁes no Morro da Cruzinha, local
descrito pelo sargento-mor Francisco de Souza Faria quando da abertura do Caminho
dos Conventos entre 1728 e 1730. Tal caminho era uma das principais rotas de ligação
entre o litoral e o planalto e passava por Timbé do Sul, cidade que hoje recebe as
obras de pavimentação da Serra da Rocinha, via que também foi utilizada em
atividades tropeiras e que se projeta como a principal ligação entre as regiÁes Sul de
SC e Nordeste do RS. A realização das expediºÁes contou também com o apoio do
coordenador do grupo Pr│-BR-285, Jaziel de Aguiar Pereira, do guia de turismo Alex
Boeira e da empresa de imagens aéreas Topcam, de Pelotas.