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21 de Março de 2019 Obras

Pavimentação da BR-285/RS/SC próxima de se tornar realidade em Timbé Timbé do Sul

Pavimentação da BR-285/RS/SC próxima de se tornar realidade em Timbé Timbé do Sul
A velha estrada de chúo batido com buracos e pedras soltas vai ficando no passado
das comunidades que vivem ás margens da BR-285 no munic¡pio de Timbé do Sul. A
túo sonhada e esperada chegada do asfalto está cada vez mais próxima de se tornar
realidade conforme avançam as obras de implantação e pavimentação da rodovia. O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) prev¬ concluir, at®
o final de junho de 2019, a pavimentação dos 2,1 quilmetros de trecho liberado no
Contorno e 4,9 quilmetros do per¡metro urbano. At® o momento jí foram executados
cerca de 54% dos serviços previstos no lote catarinense.

Com a drenagem urbana jí conclu¡da, o Consórcio Construtor do Lote 2 focou nas
atividades de compactação e imprimação (pintura com asfalto dilu¡do que visa
proteger e impermeabilizar o leito da rodovia) entre a Vila Belmiro e o P® da Serra. Ao
lado do canteiro de obras jí está instalada a estrutura que produzirí o concreto
asfíltico através da usinagem de agregados pétreos e Cimento Asfíltico de Petróleo
(CAP) com adição de borracha (para melhor as caracter¡sticas do CAP). A
recomendação aos moradores ® trafegar o m¡nimo poss¡vel na rodovia durante a
pavimentação para evitar o atraso dos caminhÁes carregados com massa asfíltica ou
restringir a manobra dos equipamentos.

Embora mais desafiadora, a Serra da Rocinha também núo fica atrís no cronograma. A
pavimentação dos trechos liberados tem previsúo para ocorrer at® outubro deste ano.
Neste caso serí utilizado pavimento r¡gido, ou seja, concreto de cimento Portland,
executado com o aux¡lio de uma pavimentadora (míquina que aplica o material e
executa o nivelamento da pista) em faixas de 3,5 metros e com régua vibratória nos
acostamentos e superlarguras - locais em que hí acréscimo de largura da pista, como
nas curvas, por exemplo.

Outro serviço em andamento que chama a atenção na serra ® a execução da
infraestrutura de iluminação. Hí um projeto do DNIT para que a mesma seja feita com
energia eólica, sistema que transforma a força do vento em energia elétrica. De
acordo com a autarquia, trata-se de um recurso 100% renovível, inesgotível, seguro,
estável e limpo. Avalia-se que o sistema com aerogeradores no alto da serra ®
suficiente para iluminar a rodovia permanentemente nos per¡odos noturnos.

Andamento dos viadutos

V-1: Conclu¡do.

V-2: Em fase de conclusúo at® o final de março/2019.

V-3: FundaºÁes conclu¡das. Executando os pilares e travessas, com previsúo para
outubro/2019.

V-4: Execução de armaºÁes e concretagens. Previsúo para maio/2019.