Publicada em 21 de Março de 2019

Pavimentação da BR-285/RS/SC próxima de se tornar realidade em Timbé timbé do Sul

A velha estrada de chão batido com buracos e pedras soltas vai ficando no passado
das comunidades que vivem às margens da BR-285 no município de Timbé do Sul. A
tão sonhada e esperada chegada do asfalto está cada vez mais próxima de se tornar
realidade conforme avançam as obras de implantação e pavimentação da rodovia. O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) prevê concluir, até
o final de junho de 2019, a pavimentação dos 2,1 quilômetros de trecho liberado no
Contorno e 4,9 quilômetros do perímetro urbano. Até o momento já foram executados
cerca de 54% dos serviços previstos no lote catarinense.

Com a drenagem urbana já concluída, o Consórcio Construtor do Lote 2 focou nas
atividades de compactação e imprimação (pintura com asfalto diluído que visa
proteger e impermeabilizar o leito da rodovia) entre a Vila Belmiro e o Pé da Serra. Ao
lado do canteiro de obras já está instalada a estrutura que produzirá o concreto
asfáltico através da usinagem de agregados pétreos e Cimento Asfáltico de Petróleo
(CAP) com adição de borracha (para melhor as características do CAP). A
recomendação aos moradores é trafegar o mínimo possível na rodovia durante a
pavimentação para evitar o atraso dos caminhões carregados com massa asfáltica ou
restringir a manobra dos equipamentos.

Embora mais desafiadora, a Serra da Rocinha também não fica atrás no cronograma. A
pavimentação dos trechos liberados tem previsão para ocorrer até outubro deste ano.
Neste caso será utilizado pavimento rígido, ou seja, concreto de cimento Portland,
executado com o auxílio de uma pavimentadora (máquina que aplica o material e
executa o nivelamento da pista) em faixas de 3,5 metros e com régua vibratória nos
acostamentos e superlarguras - locais em que há acréscimo de largura da pista, como
nas curvas, por exemplo.

Outro serviço em andamento que chama a atenção na serra é a execução da
infraestrutura de iluminação. Há um projeto do DNIT para que a mesma seja feita com
energia eólica, sistema que transforma a força do vento em energia elétrica. De
acordo com a autarquia, trata-se de um recurso 100% renovável, inesgotável, seguro,
estável e limpo. Avalia-se que o sistema com aerogeradores no alto da serra é
suficiente para iluminar a rodovia permanentemente nos períodos noturnos.

Andamento dos viadutos

V-1: Concluído.

V-2: Em fase de conclusão até o final de março/2019.

V-3: Fundações concluídas. Executando os pilares e travessas, com previsão para
outubro/2019.

V-4: Execução de armações e concretagens. Previsão para maio/2019.