DNIT realiza atividades de educação ambiental em Timbé do Sul (SC)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, entre os
dias 23 e 27 de maio, uma série de atividades educativas direcionadas às
comunidades de Timbé do Sul (SC) e aos trabalhadores das obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC. As ações desenvolvidas pela Gestora Ambiental
visam fortalecer, por meio do diálogo e da participação, a apropriação do
conhecimento relativo às mudanças socioambientais promovidas a partir da instalação
do empreendimento.
Após dois anos de suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia, a
equipe do Programa de Educação Ambiental voltou a reunir-se com as comunidades
lindeiras da Vila Belmiro, Rocinha e Pé da Serra, segmentos nos quais as obras estão
concluídas. Foram abordados temas referentes ao cronograma das obras, operação da
rodovia, segurança no trânsito, desapropriação, uso e ocupação da faixa de domínio e
turismo sustentável. Além disso, a equipe apresentou os encaminhamentos dados às
demandas apontadas pelos moradores em encontros anteriores.
Em relação aos trabalhadores, a equipe dialogou com cerca de 20 terceirizados – a
maioria oriunda do Rio de Janeiro (RJ) – que atuam nas obras de estabilização das
encostas da Serra da Rocinha há cerca de seis meses. O educador ambiental Cauê
Canabarro falou sobre as obrigações do licenciamento ambiental e a importância da
conduta dos colaboradores para a minimização dos impactos e o bom relacionamento
com a comunidade local. Lembrou, ainda, que a rodovia está inserida em área sensível
do bioma Mata Atlântica e que cuidados como a correta destinação dos resíduos são
fundamentais. Ao final da conversa, foram distribuídos kits de materiais produzidos
pela Gestora Ambiental.
Com a comunidade escolar, por sua vez, o foco da atividade consistiu em estimular a
reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade a partir da rodovia
pavimentada. A equipe instalou, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Frei Modesto, dispositivos para simular o trânsito de uma cidade, com veículos, faixa
de pedestres, placas e outros elementos comuns ao cotidiano local. Representando os
usuários do trânsito, as crianças participaram de um jogo de perguntas e respostas a
respeito das principais regras envolvendo limites de velocidade, sinalização, uso do
cinto de segurança, entre outros.