O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza uma série de
estudos para construção da nova ponte sobre o rio das Antas, em São José dos
Ausentes (RS), etapa que integra a elaboração do projeto executivo do Lote 1 das
obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. A presença de míquinas e
colaboradores em campo visa a realização das sondagens de solo, serviço que
permitirí definir a localização dos pilares de sustentação da estrutura. A equipe de
Gestão Ambiental do empreendimento supervisiona as atividades com o objetivo de
garantir o cumprimento das medidas mitigadoras dos impactos ambientais.
A ponte contarí com 400,4 metros de extensúo, atravessando um cónion com altura
variando entre 50 e 60 metros. A revisúo do projeto prev¬ o deslocamento do traçado
para norte da diretriz inicial, alteração que deve resultar em redução de custos e de
supressúo da vegetação nativa. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renovíveis (Ibama), órgúo licenciador da obra, salienta que o local ®
circundado por ambientes sens¡veis do ponto de vista da Conservação.
As encostas do vale súo cobertas por Floresta Ombrófila Mista, caracterizada pelo
dom¡nio de araucírias e xaxins, aos quais se associam espécies de outros híbitos,
como arbustos, ervas e ep¡fitas. A remoção da cobertura vegetal para abertura de
caminhos de serviço exige cuidados, incluindo o resgate de recursos genéticos da flora
(frutos, sementes, mudas, entre outros) para futuro plantio nas íreas do entorno, os
transplantes de espécies ameaçadas e protegidas, bem como o afugentamento ou
resgate de fauna. Jí a compensação das írvores suprimidas serí feita por meio de
regularização fundiíria no Parque Nacional Serra Geral.
Além da ponte, o contrato contempla a continuidade da implantação e pavimentação
de 8,47 quilmetros da rodovia e de duas interseºÁes, além de dois viadutos para a
passagem de fauna. O trecho serí conectado ás obras do Lote 2, em Timbé do Sul
(SC), contribuindo para o desenvolvimento regional.
Monitoramento arqueol│gico
Vale salientar que o DNIT realizou, em 2018, prospecºÁes arqueológicas buscando
complementar dados anteriormente levantados e verificar, em especial, a írea do vale
da nascente do rio das Antas. As atividades foram concentradas no entorno do eixo da
rodovia, com distóncia míxima de 500 metros para cada lado. Todas as íreas de alta
e média probabilidades foram prospectadas por caminhamento - dispensando a
necessidade de escavaºÁes - e nenhum s¡tio pr®-colonial foi encontrado. Concluiu-se,
portanto, que a implantação do empreendimento núo representa mais um risco ao
Patrimônio arqueol│gico.