Relíquias dos Campos de Cima da Serra: confira imagens inéditas do veado-campeiro
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, lançou o vídeo "Relíquias dos Campos de Cima da Serra - Veado-campeiro" como parte das ações de Comunicação Social e Educação Ambiental realizadas no empreendimento.
O veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) é uma espécie nativa que corre risco alto de extinção na natureza. Trata-se de um cervídeo de tamanho médio, que se destaca por possuir um anel de pelagem branca ao redor dos olhos. Os chifres são característicos dos machos e apresentam três pontas. Característico de ambientes abertos, hoje suas populações encontram-se isoladas e restritas a poucas localidades. As principais ameaças são a perda de áreas com vegetação nativa por expansão populacional e agropecuária, a caça, a introdução de espécies exóticas domésticas, a transmissão de doenças e os atropelamentos.
No caso das rodovias licenciadas pelo Ibama, a exemplo da BR-285/RS/SC, são previstos dispositivos especiais para mitigar o impacto dos atropelamentos. As imagens do vídeo foram obtidas no município de São José dos Ausentes (RS) e visam divulgar a importância da conservação e da valorização da biodiversidade.