Produção do queijo serrano é tema de atividade educativa
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou no último dia 28 de maio mais uma etapa prática do projeto "Educomunicação no contexto da BR-285/RS/SC: território, natureza e cultura". A atividade contou com a participação de alunos do Ensino Médio da Escola Antônio Inácio Velho, de São José dos Ausentes (RS), e teve como foco o reconhecimento e a valorização das práticas culturais e produtivas do município.
Durante a visita a uma queijaria artesanal no interior da cidade, os estudantes conheceram de perto a produção do tradicional queijo serrano, feito com leite cru de gado de corte — um importante patrimônio local. Além de aprender sobre o processo de fabricação, eles refletiram sobre o potencial do turismo rural como alternativa de geração de renda e preservação dos modos de vida da região. Na ocasião, os alunos também realizaram fotos, vídeos e entrevistas para compor os materiais da atividade.
Os produtores Henrique Pereira e Marizete de Souza Pereira receberam os alunos e compartilharam a história da propriedade, que foi sede de uma antiga madeireira no final dos anos 1940. Na época, o local chegou a abrigar cerca de 40 famílias e ainda preserva importantes vestígios desse período, como a capela e a locomóvel – uma máquina a vapor utilizada para serrar madeira. Durante a visita, o casal destacou como essas memórias, somadas à produção artesanal mantida há quatro gerações pela família, tornam-se atrativos singulares para os turistas que buscam vivências autênticas no campo.
Segundo o educador ambiental Cauê Canabarro, as atividades do projeto buscam desenvolver nos participantes uma compreensão crítica e sensível sobre o ambiente em que vivem, abordando temas como percepção ambiental, conservação da biodiversidade, diversidade cultural e empreendedorismo sustentável. Como resultado das vivências, os jovens lançarão uma produção audiovisual na próxima festa de aniversário do município, prevista para março de 2026.
A professora Giane Amaral destacou o impacto positivo das ações na visão dos alunos sobre o futuro. “Eles já estão com um olhar diferente sobre investimento e empreendedorismo, o que não existia antes. Estão compreendendo que o turismo pode preservar a cultura e também gerar retorno financeiro”, afirmou.