Publicada em 16 de Maio de 2025

Parceria entre DNIT e Prefeitura de São José dos Ausentes revitaliza praça com mudas nativas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, firmou parceria com a Prefeitura de São José dos Ausentes (RS) para a revitalização da Praça Irma Ribeiro Velho, no Distrito do Silveira, unindo ações de compensação e educação ambiental. Como parte da iniciativa, foram doadas 75 mudas nativas de 10 espécies diferentes produzidas no viveiro do Consórcio Construtor do Lote 1. 

As plantas foram identificadas ao longo do traçado das obras, muitas delas ameaçadas de extinção, e propagadas especialmente para recuperação de áreas impactadas. São elas:  salvia (Salvia congestiflora), margaridão-de-cubatão (Perezia squarrosa), gravatá (Eryngium falcifolium), samambaia-dos-banhados (Lomariocycas schomburgkii), taquarembó (Chusquea sp.), capim-penacho (Cortaderia selloana), urtigão-da-serra (Gunnera manicata), açucena (Hippeastrum glaucescens), bracatinga (Mimosa scabrella) e brinco-de-princesa (Fuchsia regia). 

Embora representativas da paisagem local, muitas dessas espécies ainda são pouco conhecidas pela população, reforçando a necessidade de despertar o interesse pela flora dos campos de altitude. “Trata-se de uma ação pioneira no licenciamento ambiental, que alia medidas voltadas à flora a ações de educação ambiental, na perspectiva da conservação da biodiversidade e do estabelecimento de sinergia com as iniciativas regionais”, salienta o educador ambiental do DNIT, Cauê Canabarro.

O plantio das mudas foi realizado nesta quarta-feira, 14, com a participação dos alunos da Escola Estadual Waldemar dos Santos Boeira, promovendo uma vivência educativa sobre a conservação da natureza. A diretora da instituição, Osmarete Farias Zanella, destacou a dimensão pedagógica da iniciativa. “Uma atividade como a de hoje, poder sair da escola e colocar a mão na massa, faz com que eles desenvolvam o cuidado depois. Serão os mantenedores de cada um desses canteiros, porque é pela educação que a gente vai conseguindo mudar o lugar onde vive.”

De acordo com o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente do município, Givago Mossi, a parceria fortalece uma política pública voltada à valorização dos espaços públicos e ao incentivo do contato da comunidade com a vegetação nativa da região. “O objetivo é que essa praça tenha um cunho educativo-botânico, para mostrar as espécies que temos e a relevância delas para o nosso ecossistema”, completou.