Publicada em 13 de Maio de 2025

Obras da BR-285/RS passam por controle de emissões atmosféricas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, realiza o monitoramento da poluição do ar no trecho em obras do Lote 1, localizado no município de São José dos Ausentes (RS). A atividade atende às exigências do licenciamento ambiental e visa acompanhar as emissões atmosféricas geradas pelos veículos e equipamentos utilizados no empreendimento.

O controle é feito com base na Escala de Ringelmann, instrumento que permite avaliar o grau de opacidade da fumaça emitida, por meio de cinco padrões de tonalidade que variam do branco ao preto. O foco está na frota movida a diesel, considerada uma das principais fontes de poluentes como dióxido de enxofre, fuligem e hidrocarbonetos. 
As campanhas são mensais, realizadas em dois turnos e com alternância de dias ao longo das semanas. Caso sejam detectados lançamentos fora dos padrões estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar), a equipe solicita a manutenção dos veículos.

Além da fumaça, também são observados os níveis de material particulado em suspensão no ar. Se identificadas atividades com potencial de gerar poeira em excesso, sugerem-se medidas de controle, como o uso de caminhão-pipa e o controle da velocidade dos veículos.

Durante a campanha de abril, e nas demais inspeções realizadas no período, foi verificado que os veículos e máquinas em operação estavam devidamente regulados, com emissões dentro dos padrões permitidos. Da mesma forma, não foram registradas situações com geração de poeira capaz de comprometer a visibilidade ou oferecer riscos à saúde de trabalhadores, usuários da rodovia e moradores do entorno.