Publicada em 25 de Outubro de 2017

Pontes e viadutos tomam forma nas obras da BR-285/RS/SC

Reduzir distâncias e transpor obstáculos são funções essenciais das pontes e viadutos na
engenharia rodoviária. Não à toa estas estruturas são chamadas de obras de arte especiais, pois
aliam conhecimento técnico e criatividade no trabalho com o concreto. Nas obras de
implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT/SC) avança com os serviços previstos para o segmento catarinense.

O projeto desenvolvido em Timbé do Sul conta com duas pontes no perímetro urbano. A
primeira, que cruza o rio Rocinha, possui 70 metros de comprimento. A obra está na etapa da
superestrutura (vigas, travessas e lajes) e tem previsão de entrega para o final deste ano. Já a
ponte sobre o rio Serra Velha, que tem 87,7 metros, está pronta. A utilização de concreto
moldado in loco foi o método construtivo aplicado em ambas, o qual consiste em preparar os
elementos no local definitivo em que a estrutura ficará estabelecida.

Conforme o DNIT/SC, os quatros viadutos projetados também estão em bom ritmo de execução
na Serra da Rocinha. O objetivo destas passagens é aperfeiçoar o traçado com a suavização das
curvas mais fechadas. A execução é feita por meio de fundação com tubulões, técnica em que
elementos estruturais são constituídos concretando-se um poço aberto no terreno da
construção. Para se ter uma ideia, a profundidade média varia de 8 a 13 metros. Nas escavações
ainda foi empregado o processo de remover as rochas com detonação de explosivos. Além disso,
a exemplo das pontes, os viadutos também são moldados in loco. O mais avançado e que deve
ser concluído em janeiro/2018 é o V1 (km 48+800). Com 81 metros de extensão e 12 pilares de
sustentação, este viaduto conta com atividades referentes à superestrutura. Nos demais estão
sendo executadas as fundações. As dimensões médias de cada estrutura estão detalhadas no
quadro a seguir.

      Viaduto             Pilares     Comprimento     Altura
 V1 (km 48+800)         12            81 metros        7,5 metros
 V2 (km 50+300)         12            98 metros        6,4 metros
 V3 (km 52+000)         12           107 metros       5,0 metros
 V4 (km 54+300           14          123 metros       9,5 metros

Todas estas obras de arte consumirão mais de 16 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 700
toneladas de aço. Também destacam-se na serra os trabalhos de terraplenagem, os quais
alcançaram índice de 50% de conclusão. Das três passagens exclusivas para fauna - espécies de
túneis sob a rodovia - duas foram finalizadas e uma está em obras. O primeiro trecho a receber
pavimentação será o contorno urbano de Timbé do Sul. Com a instalação da usina de britagem
em andamento ao lado do canteiro de obras, o consórcio construtor prevê que em novembro
sejam iniciadas as camadas de sub-base e base.

No trecho urbano, entre o final do asfalto e o pé da serra, a distribuidora de energia elétrica
realiza a realocação dos postes para viabilizar as obras de alargamento e rebaixo da via atual. O
projeto neste local contempla duas pistas com largura total de sete metros, além de calçadas.
Em virtude de demanda da comunidade, o DNIT/SC estuda a inclusão de segmentos com
ciclofaixas.