Publicada em 24 de Julho de 2017

DNIT promove atividades na semana pedagógica da EMEF Frei Modesto

As férias de inverno são uma oportunidade de descanso para os alunos e também de atualização
pedagógica para os professores. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto, em Timbé do
Sul (SC), as atividades de formação contaram com palestras da equipe contratada pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para executar a Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras
de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Ao longo de toda a terça-feira, 18/07, os técnicos
abordaram temas relacionados à educação ambiental, arqueologia e flora.

A proposta remete ao segundo módulo do curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão
Ambiental, cujo objetivo é realizar práticas educativas a partir dos impactos gerados pelo empreendimento,
potencializando o desenvolvimento de atitudes necessárias à participação social na gestão e uso dos
recursos naturais. O educador ambiental Cauê Canabarro discorreu sobre a evolução das leis ambientais
e das políticas públicas disponíveis no Brasil, ressaltando a criação de ferramentas como o licenciamento
ambiental. Ele enumerou as etapas e estudos necessários para a implantação de um empreendimento
como a BR-285/RS/SC e destacou o papel da Gestora Ambiental no processo por meio de fotos e detalhes
de parte dos 24 Programas Ambientais executados.

A arqueóloga Mariana Araújo Neumann expôs o trabalho realizado no âmbito do Programa de Prospecção
e Resgate Arqueológico, destacando o salvamento do sítio arqueológico Arthur Piassoli localizado em uma
área do contorno urbano de Timbé do Sul, bem como o constante monitoramento das obras para possível
localização de novas evidências. Ela falou sobre as técnicas utilizadas e deu exemplos de materiais de
pedra lascada e polida encontrados na região, os quais remetem a sociedades indígenas pré-coloniais.
Além disso, a profissional sugeriu atividades e temas que podem ser trabalhados em sala de aula sobre
história e patrimônio. “Estamos produzindo em campo conhecimento científico de ponta que pode ser
imediatamente compartilhado com a comunidade”, frisou.

Em relação à flora, o engenheiro florestal Rafael Cubas enumerou as ações de supervisão realizadas pela
equipe. Ele mencionou os cuidados indicados durante a supressão da vegetação e explicou como ocorrem
os transplantes de espécies protegidas por lei, a realocação de epífitas, o resgate de material genético de
plantas representativas, entre outras iniciativas de conservação. Cubas informou que o DNIT dá especial
atenção às espécies exóticas invasoras localizadas na faixa de domínio da rodovia, as quais devem ser
suprimidas e o solo removido e confinado para evitar a proliferação. Além da teoria, os professores tiveram
a possibilidade de conhecer um pouco da prática em visita ao viveiro de passagem do Lote 2. No local, o
engenheiro apontou as principais espécies resgatadas na Serra da Rocinha e a importância ecológica das
mesmas.

A educadora ambiental Ciane Fochesatto ainda apresentou o Infoambiente
(www.infoambiente.stesa.com.br) – um sistema online que reúne informações geográficas e documentos
da Gestão Ambiental. As camadas permitem, por exemplo, a visualização das quilometragens, limites
municipais, bacias hidrográficas, solos, vegetação, entre outros aspectos. Para a diretora da escola,
Fabiana Alexandre Panatta, as informações compartilhadas pela equipe aprofundam o conhecimento
ambiental dos docentes. “Às vezes temos uma ideia superficial sobre alguns temas e vocês nos prestam
esses esclarecimentos. São informações que serão multiplicadas e construídas em conjunto com a
comunidade. É uma verdadeira reciclagem”, afirmou.