Publicada em 07 de Novembro de 2018

Atividade do Programa de Educação Ambiental aborda a relação do homem com a natureza

Alunos do 8o e 9o anos da Escola de Educação Básica Timbé do Sul participaram, entre
os dias 30 e 31 de outubro, do segundo módulo de atividades do Programa de
Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental das obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC. As ações do PEA visam, entre outros objetivos,
auxiliar na mitigação dos impactos referentes à obra e possibilitar uma melhor
compreensão de seu entorno, disseminando os cuidados necessários à conservação,
proteção e preservação dos recursos naturais.

Utilizando imagens de satélite, o educador ambiental Cauê Canabarro demonstrou que
o meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca, seja no âmbito local ou global, e que
contempla características do ambiente natural (ex: água, fauna, flora e solo) e do
ambiente que foi modificado (ex: cidades). Ele apontou as diferentes formas de
apropriação da natureza pelo homem ao longo de quatro milhões de anos, desde o
surgimento dos primeiros ancestrais dos seres humanos até os dias atuais.

O homem, explicou o educador, se adaptou conforme as suas necessidades e assim
descobriu o fogo, manejou o solo, plantou alimentos, formou cidades, inventou a
indústria, etc. Para realizar todas essas mudanças, houve necessidade de modificação
do ambiente natural. “Toda a evolução da humanidade se deu a partir da capacidade
do homem em transformar a natureza para produzir coisas em seu favor. Mas foi há
apenas 50 anos que nos demos conta que a natureza não é infinita”, explicou. Cauê
salientou que este contexto justifica a busca por equilíbrio almejada por instrumentos
como o licenciamento ambiental, ressaltando que trata-se de um mecanismo
regulador dos empreendimentos que utilizam os recursos naturais e podem causar
degradação ao meio ambiente.

O próximo encontro com estudantes do Ensino Fundamental abordará a temática dos
recursos hídricos, incluindo os seguintes assuntos para discussão: proteção e uso
sustentável das águas, conservação de bacias hidrográficas, recursos hídricos e
educação ambiental e participação e controle social no uso dos recursos hídricos.