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07 de Novembro de 2018 Programas Ambientais

Atividade do Programa de Educação Ambiental aborda a relação do homem com a natureza

Atividade do Programa de Educação Ambiental aborda a relação do homem com a natureza
Alunos do 8o e 9o anos da Escola de Educação Bísica Timbé do Sul participaram, entre
os dias 30 e 31 de outubro, do segundo m│dulo de atividades do Programa de
Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental das obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC. As aºÁes do PEA visam, entre outros objetivos,
auxiliar na mitigação dos impactos referentes á obra e possibilitar uma melhor
compreensúo de seu entorno, disseminando os cuidados necessírios á Conservação,
proteção e preservação dos recursos naturais.

Utilizando imagens de satélite, o educador ambiental Cau¬ Canabarro demonstrou que
o meio ambiente ® tudo aquilo que nos cerca, seja no ómbito local ou global, e que
contempla caracter¡sticas do ambiente natural (ex: ígua, fauna, flora e solo) e do
ambiente que foi modificado (ex: cidades). Ele apontou as diferentes formas de
apropriação da natureza pelo homem ao longo de quatro milhÁes de anos, desde o
surgimento dos primeiros ancestrais dos seres humanos at® os dias atuais.

O homem, explicou o educador, se adaptou conforme as suas necessidades e assim
descobriu o fogo, manejou o solo, plantou alimentos, formou cidades, inventou a
indóstria, etc. Para realizar todas essas mudanças, houve necessidade de modificação
do ambiente natural. ôToda a evolução da humanidade se deu a partir da capacidade
do homem em transformar a natureza para produzir coisas em seu favor. Mas foi hí
apenas 50 anos que nos demos conta que a natureza nção á® infinita, explicou. Cauá¬
salientou que este contexto justifica a busca por equil¡brio almejada por instrumentos
como o licenciamento ambiental, ressaltando que trata-se de um mecanismo
regulador dos empreendimentos que utilizam os recursos naturais e podem causar
degradação ao meio ambiente.

O próximo encontro com estudantes do Ensino Fundamental abordarí a temítica dos
recursos h¡dricos, incluindo os seguintes assuntos para discussúo: proteção e uso
sustentável das íguas, Conservação de bacias hidrogríficas, recursos h¡dricos e
educação ambiental e participação e controle social no uso dos recursos h¡dricos.