Publicada em 26 de Julho de 2018

DNIT monitora a qualidade do ar nas obras da BR-285/RS/SC

Durante as obras de implantação e pavimentação do Lote 2 da BR-285/RS/SC,
em Timbé do Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT/SC) monitora periodicamente a emissão de gases e de material
particulado para a atmosfera. O objetivo das inspeções realizadas pela Gestora
Ambiental (STE S.A.) é adequar as atividades aos padrões estabelecidos pela
legislação vigente, evitando impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida
da população e dos colaboradores.

Níveis elevados de poeira e gases no ar oferecem risco ao trânsito (reduzindo
a visibilidade) e podem prejudicar a saúde dos trabalhadores e das
comunidades lindeiras. A equipe de supervisão ambiental monitora estas
emissões nas frentes de obra, em áreas de apoio e durante o transporte de
materiais. O controle ocorre por meio de avaliação visual com o uso da escala
de Ringelmann reduzida, uma graduação gráfica para determinar a densidade
de fumaça, constituída de cinco padrões com variações uniformes de
tonalidade entre o branco e o preto. Os dados são registrados em planilhas
contendo ainda outras informações, como data, local e hora do
monitoramento; tipo de veículo ou máquina; registro fotográfico e observações
sobre a atividade em execução.

No caso da poeira, as principais medidas mitigadoras incluem a constante
umidificação do terreno com caminhão-pipa, o controle da velocidade dos
veículos, o uso de lona nos caminhões e de coletor de pó na perfuratriz
(equipamento de perfuração do solo). Já para os efeitos da queima de
combustíveis recomenda-se a manutenção periódica dos veículos e máquinas
para eliminar problemas mecânicos e operacionais. Todas as análises atendem
a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) no 03, de junho
de 1990, que fixou os padrões de qualidade do ar como metas a serem
atingidas em todo o território nacional; bem como a NBR 6016 da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - Gás de escapamento de motor diesel:
avaliação de teor de fuligem com a escala de Ringelmann.

De acordo com o especialista ambiental Francisco Feiten, desde o início do
monitoramento foram identificadas apenas duas situações em que a fuligem
do escapamento estava acima do padrão permitido, o que gerou a
necessidade de manutenção. “Este dado demonstra que a frota que atua na
obra está bem aferida. Controlar os níveis de emissão destes poluentes é
importante para manter a qualidade do ar e evitar diversos impactos”, afirma.
Os cuidados para minimizar a poluição atmosférica durante as obras contam
ainda com as ações do Programa de Comunicação Social, que disponibiliza o
telefone da Ouvidoria (0800 60 21 285) do empreendimento para que os
moradores relatem suas reclamações, dúvidas e sugestões.