Publicada em 10 de Fevereiro de 2018

DNIT realiza terceiro módulo de curso para educadores de Timbé do Sul

Professores da Escola Municipal Frei Modesto e da Escola de Educação Básica Timbé
do Sul participaram, nesta quinta-feira (08/02), do terceiro de cinco módulos do curso
de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental. Promovida pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) no âmbito das
obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, a formação tem como
objetivo realizar práticas educativas a partir dos impactos gerados pelo
empreendimento, potencializando o desenvolvimento de atitudes necessárias à
participação social na gestão e uso dos recursos naturais.

Nesta etapa do curso, a equipe da Gestora Ambiental (STE S.A.) apresentou o tema da
Educação Ambiental a partir do seu histórico, princípios e práticas. O educador
ambiental Cauê Canabarro lembrou do contexto de relações estabelecidas pelo
homem com a natureza, seja para produção de bens materiais ou de conhecimento
científico, ressaltando a necessidade da busca por equilíbrio. “Nesse ponto a educação
ambiental se aproxima da educação formal, pois ambas são ferramentas de
transformação. Se não houver mudanças na nossa concepção de natureza, o atual
modelo nos levará cada vez mais para uma sociedade desigual do ponto de vista
social e degradadora do ponto de vista ambiental”, afirmou.

Os educadores foram desafiados a refletir sobre o papel individual e coletivo de cada
indivíduo neste processo e a problematizar a temática em sala de aula. Para a
professora de Educação Infantil Mara Rejane Milioli, a mudança passa pelo trabalho
com as crianças. “As dicas e ensinamentos que elas recebem desde pequenas serão
os alicerces para um futuro melhor”, avalia. A profissional reforçou ainda a
importância dos assuntos apresentados na palestra. “Muito interessante, pois a gente
aprende para depois poder transferir.” O próximo módulo do curso, que duração total
de 20 horas, será a respeito do tema Gestão Ambiental e Recursos Hídricos.