Com a largura da plataforma da estrada reduzida, veículos de grande porte
(caminhões e ônibus) não serão permitidos no trecho. Durante o recesso das obras
não será exigido o Termo de Responsabilidade, no entanto, é importante salientar que
há fatores de risco associados às características topográficas e climáticas da região,
incluindo a constante presença de neblina e chuvas fortes.
Pavimento rígido em execução
No final de novembro foi iniciada mais uma etapa da pavimentação da serra. As placas
de concreto de cimento Portland possuem 22 centímetros de espessura e são
colocadas por cima da sub-base de concreto compactado a rolo (CCR) com o auxílio de
uma pavimentadora - máquina que aplica o material e faz o nivelamento da pista - em
faixas de 3,5 metros de largura. A cada cinco metros, barras de transferência são
posicionadas nas juntas transversais e longitudinais, permitindo a correta
transferência dos esforços entre as placas de concreto e restringindo o empenamento.
O prazo para o material atingir a resistência de projeto é de 28 dias.
Com cerca de 70% das obras concluídas no lote catarinense, vale destacar ainda a
conclusão de três dos quatro viadutos da serra, os quais têm a função de aperfeiçoar o
traçado com a suavização das curvas mais fechadas. Nos segmentos do Contorno e do
trecho urbano de Timbé do Sul seguem em andamento as obras complementares
(calçadas) e de sinalização viária.