Técnicos da Autarquia aplicaram 10 centímetros da camada de concreto compactado a
rolo (CCR) para testar o traço desenvolvido em laboratório. O objetivo é verificar, em
um prazo de três a sete dias, se os resultados de resistência do material se repetem
em campo visando à continuidade do trabalho de pavimentação.
A camada de CCR antecede a colocação das placas de concreto de cimento Portland, o
qual será executado com o auxílio de uma pavimentadora - máquina que aplica o
material e faz o nivelamento da pista - em faixas de 3,5 metros e com régua vibratória
nos acostamentos e superlarguras, como nas curvas, por exemplo.
Há oito quilômetros aptos a serem pavimentados na Serra da Rocinha, enquanto os
cinco quilômetros finais dependem da finalização do projeto de contenção de encostas
para retomada da terraplenagem.
Nos segmentos do Contorno e do trecho urbano de Timbé do Sul já foi concluída a
pavimentação asfáltica e seguem sendo realizadas as obras complementares e de
sinalização viária.
Com mais de 60% das obras concluídas no lote catarinense, o empreendimento, que
também abrange o Rio Grande do Sul por meio da ligação com São José dos Ausentes
(Lote 1), tem entre suas principais funções proporcionar mobilidade ao tráfego de
longa distância, já que a BR-285 tem 744 quilômetros de extensão entre Araranguá
(SC) e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina.
A rodovia trará ainda outros benefícios, como a expansão econômica da região, o
crescimento da atividade turística e a criação de um novo corredor para o escoamento
da produção.
Desapropriações - Nos dias 9, 10 e 11 de outubro está agendado pelo DNIT e Justiça
Federal o segundo mutirão de conciliação envolvendo 70 processos.