Publicada em 23 de Maio de 2019

Maio Amarelo: DNIT executa ações para minimizar acidentes na fase de obras da BR-285/RS/SC

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para
redução de acidentes no trânsito. Além de realizar campanhas educativas alusivas ao
tema, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também
executa medidas práticas para garantir a segurança dos usuários nas rodovias
federais. Na BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC), o Programa de Gerenciamento de
Riscos Ambientais contempla diretrizes que buscam minimizar os acidentes com
veículos e pessoas na fase de implantação e pavimentação, bem como orientar a
população em relação aos cuidados durante as obras.

No decorrer da fase de construção, a dinâmica dos trabalhos aumenta a possibilidade
de acidentes com veículos e máquinas entre os operários ou residentes das
proximidades. Por isso, o Plano Básico Ambiental recomenda ações que podem
contribuir para redução das ocorrências. O Consórcio Construtor do Lote 2 e a Gestora
Ambiental do empreendimento (STE S.A.) realizam vistorias regulares para analisar as
condições de sinalização de orientação e segurança. Conforme o especialista
ambiental Francisco Feiten, os principais riscos ocorrem na interação das frentes de
obra com o deslocamento dos moradores lindeiros à rodovia, uma vez que a
população precisa utilizar a via por diversos meios (a pé, de bicicleta, veículos) para
acessar as suas propriedades.

A inspeção é norteada por uma lista de aspectos que devem ser atendidos, com
destaque para a presença de dispositivos indicando o limite de velocidade permitido,
os desvios de trânsito, a existência de atividades construtivas, locais de entrada e
saída de veículos, travessias de pedestres, entre outros. No trecho urbano, entre a Vila
Belmiro e o Pé da Serra, a pavimentação asfáltica está sendo implantada
concomitante ao tráfego de veículos local, exigindo a adoção de medidas (como a
utilização de tela-tapume) para isolar as obras. “É importante assegurar que os
dispositivos de sinalização estejam devidamente instalados, acompanhando o avanço
das frentes de obra. Igualmente importante é a conscientização da população lindeira,
redobrando a atenção quando estiver utilizando a via neste período”, explica Feiten.

Outro tipo de acidente que deve ser evitado é aquele envolvendo o transporte de
cargas perigosas, uma vez que a intensidade de risco está associada à periculosidade
do produto carregado. Neste caso, um acidente de trânsito envolvendo o
derramamento de cargas tóxicas ou potencialmente poluidoras poderá ter uma
magnitude elevada se ocorrer próximo de mananciais, de comunidades lindeiras ou de
áreas preservadas. Na BR-285/RS/SC, a equipe monitora a movimentação dos
combustíveis utilizados como insumos para a execução das obras. O caminhão-
comboio deve conter kit de mitigação ambiental (pá, material absorvente e recipiente)
para ação corretiva de eventual derramamento do produto químico com potencial de
contaminação de solo e água. O abastecimento também não deve ocorrer em área
sensível ambientalmente. Em função da interdição da Serra da Rocinha, que também é
uma medida de segurança, não está sendo verificado transporte comercial de
produtos perigosos, o qual deverá ocorrer somente após a conclusão do
empreendimento, em regime de operação.