Para minimizar o impacto de grandes obras ao meio ambiente, muitas vezes é
necessírio buscar alternativas que não apenas contemplem os objetivos técnicos do
projeto, mas que também ofereçam vantagens ecológicas e paisag¡sticas ao
empreendimento e seu entorno. Nas obras de implantação e pavimentação da BR-
285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por
meio do Consórcio Setep/Iva¡/Sotepa, aplica técnicas de bioengenharia de solos na
recuperação de áreas degradadas utilizando elementos naturais que contribuem para
estabilização e o controle de processos erosivos.
As áreas para depósito de material excedente são locais destinados a receber os solos
provenientes das escavações na rodovia. Quando a deposição de material atinge o
volume permitido, inicia-se o processo de recuperação que prev¬ as seguintes etapas:
reconformação do terreno, recomposição da cobertura vegetal, manutenão e
monitoramento, atividades supervisionadas pela equipe da Gestora Ambiental.
Em duas destas áreas, que estão na etapa de recuperação ambiental, o Consórcio
Construtor empregou técnicas de bioengenharia de solos no sistema de drenagem
superficial, o qual apresentava incidá