DNIT participa de visita técnica às obras da BR-285 em Timbé do Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou, nesta segunda-feira (14), em
Timbé do Sul (SC), de uma visita técnica às obras de implantação e pavimentação da BR-285/SC. A
programação contou com solenidade no auditório da Câmara de Vereadores, atendimento à imprensa e
posterior vistoria ao trecho da Serra da Rocinha. A agenda foi solicitada pela deputada federal Geovania de
Sá no intuito de acompanhar, monitorar e buscar soluções para a conclusão da rodovia federal. Estiveram
presentes autoridades da região, empresários, representantes de associações, entre outros convidados.
O superintendente regional do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade, apresentou os dados referentes ao
andamento das obras, bem como os principais desafios enfrentados pelas equipes da Autarquia no
empreendimento. Ele salientou que 92% dos 13 km da Serra da Rocinha estão concluídos, sendo que o
último quilômetro a ser pavimentado depende da estabilização dos taludes. “Hoje 100% dos serviços estão
sendo executados na contenção de encostas para que a gente tenha uma plataforma de pista adequada e
consiga entregar uma rodovia em condições de segurança de operação”, destacou.
Entre as principais dificuldades, Andrade apontou as emergências decorrentes de eventos climáticos, a
variação no orçamento de insumos como o aço, a instabilidade geotécnica da região e a heterogeneidade
do solo encontrado nas escavações. Citando a complexidade dos quatro viadutos já construídos, afirmou
que o empreendimento se trata de um desafio importante do ponto de vista da engenharia.
O superintendente concluiu, por fim, que há condições técnicas e orçamentárias para finalização dos
trabalhos no lote catarinense em março de 2024. Também participaram, representando o DNIT/SC, o
Coordenador de Engenharia Terrestre, Izaldo Carlos Kondlatsch, e o Coordenador de Engenharia Terrestre
– Substituto, Névio Antonio Carvalho.
A rodovia e o desenvolvimento regional
A BR-285 tem 744,3 quilômetros de extensão entre Araranguá (SC) e São Borja (RS), na fronteira com a
Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.
Conforme previsões do DNIT, o fluxo na rodovia deverá ultrapassar os 5 mil veículos por dia.
Estão entre os seus principais benefícios: proporcionar mobilidade ao tráfego de longa distância,
potencializando o eixo logístico entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como em direção à
Argentina e ao Chile, fomentar o crescimento da atividade turística e criar um novo corredor para o
escoamento da produção agrícola.