Publicada em 26 de Março de 2021

Dia Mundial da Água: atividade educativa reforça o valor do recurso no mundo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou nesta quarta-feira, 24, uma atividade alusiva ao Dia Mundial da Água direcionada aos alunos do Ensino Médio de Timbé do Sul (SC), município onde estão sendo executadas as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Comemorada no dia 22 de março, a data visa colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem como tema “Valorizando a água” e lança a pergunta: “O que a água significa para você?” 

De acordo com a ONU, o mundo ainda não encontrou a forma de garantir acesso à água e saneamento para todos até 2030, conforme previsto nos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável. Em uma mensagem de vídeo enviada aos alunos, a ecóloga e consultora da Gestora Ambiental (STE S.A.) do empreendimento, Caroline Voser, provocou uma série de reflexões sobre os usos da água no cotidiano da comunidade local, na indústria e na agricultura. “Com as mudanças climáticas e o aumento da população no mundo, a água está perdendo a sua disponibilidade e qualidade. Por isso é preciso pensar nos processos pelos quais ela passa e como a gente contribui ou não para a sua preservação no dia a dia”, salientou. 

A equipe reproduziu ainda dois vídeos que apresentam os cuidados com a água previstos no licenciamento ambiental da rodovia. O primeiro aborda o trabalho desenvolvido pelo Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Proteção de Recursos Hídricos, por meio do qual ocorre o monitoramento a montante (acima) e a jusante (abaixo) dos locais de interceptação dos cursos hídricos pela BR-285/RS/SC. O segundo trata do Programa de Monitoramento da Fauna – Bioindicadores, que utiliza os macroinvertebrados bentônicos (pequenos organismos de água doce que vivem sobre o substrato de rios e lagos) como indicadores de qualidade ambiental. Estas e outras produções audiovisuais estão disponíveis na aba downloads do site. 

No encerramento da atividade, o projeto Canção dos Bichos: Rock & Natureza lançou presencialmente - em formato voz e violão - duas músicas inéditas, compostas especialmente para ocasião, intituladas “Água que é vida” e “Timbé é adrenalina”, as quais exaltam a importância da água e as belezas dos rios, nascentes e cachoeiras do município. Destaca-se que a realização da ação na escola seguiu todos os protocolos sanitários do Plano de Contingência para a Educação (PlanCon), documento elaborado pelo Governo do Estado de Santa Catarina em conjunto com as escolas da rede, os quais incluem medidas como a manutenção do distanciamento social e o uso de máscara e álcool gel.