Publicada em 21 de Setembro de 2020

Atividades de Gestão Ambiental das obras da BR-285/RS/SC seguem avançando durante a pandemia

Além das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem dando continuidade ao cumprimento das medidas previstas no Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, adaptando atividades conforme o contexto da pandemia de Covid-19 e seguindo os protocolos de higiene e segurança exigidos.

No dia 9 de setembro, os trabalhadores do canteiro e das frentes de obras receberam capacitação de reforço sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, a relevância da limpeza das áreas de trabalho e o compromisso do indivíduo na redução do impacto ambiental causado pelo lixo. Na oportunidade, foram enfatizadas ainda as determinações e os comportamentos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a proliferação da doença. O educador ambiental da STE S.A. Cauê Canabarro, responsável pela condução da atividade, destacou que “o papel dos trabalhadores é central para que o equilíbrio entre o empreendimento e o meio ambiente se mantenha”.

No âmbito do Programa de Educação Ambiental ainda, o trabalho voltado à comunidade escolar foi adaptado à realidade de cada escola pública de Timbé do Sul (SC), e de São José dos Ausentes (RS) diante da suspensão das aulas presenciais. Periodicamente nos últimos meses, foram criadas e disponibilizadas videoaulas, cartilhas virtuais e impressas, somando conteúdos ao ensino remoto.

Com o objetivo de avaliar a percepção das coordenações da Escola de Educação Básica Timbé do Sul e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto acerca da quantidade e qualidade das atividades desenvolvidas, as instituições foram visitadas nos dias 8 e 9 de setembro, respectivamente. “O retorno positivo que tivemos é muito importante para darmos prosseguimento ao trabalho e continuar colaborando com as escolas no que diz respeito à produção de materiais, que têm como eixo as ações da Gestão Ambiental, e também contribuir com os processos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos nessa situação excepcional de pandemia”, ressaltou Canabarro.

Ainda em setembro, será entregue um novo material, nos formatos digital e impresso, para os alunos das escolas públicas atendidas em Timbé do Sul e São José dos Ausentes. A cartilha trará informações sobre algumas plantas nativas da região, cujas sementes e mudas são cultivadas no horto florestal da obra para a recomposição de áreas degradadas do empreendimento.