Publicada em 24 de Janeiro de 2020

DNIT participa de reunião sobre turismo sustentável em São José dos Ausentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestora Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, participará de uma reunião na próxima segunda-feira (27/01), às 9h, na Prefeitura de São José dos Ausentes (RS), com o objetivo de debater a criação de um plano de turismo sustentável para o município. A equipe foi convidada pelos organizadores do Manifesto Preserve Ausentes em virtude do trabalho de educação ambiental realizado no empreendimento, cujas atividades já contam com resultados consolidados em Timbé do Sul (SC) e incluem a abordagem do tema nas comunidades.

De acordo com a organizadora do movimento, Tamires Monteiro, a conclusão da BR-285/RS/SC, rodovia que ligará o município ao Sul catarinense, aumentará ainda mais a demanda turística regional. “Isso nos faz refletir sobre os caminhos a escolher dentro de um plano que organize este crescimento. Sabendo que a sustentabilidade é o meio correto de fazer crescer uma cidade, buscamos através de ações trazer de fato consciência sobre a importância de como devemos nos comportar nestes locais”, explica. 

Uma das primeiras ações realizadas pelo grupo foi o 1º Festival de Montanha de Ausentes, em julho de 2019, evento que convidou o público a abraçar a causa a partir de atitudes básicas de conduta na prática do ecoturismo ou turismo de aventura. Na ocasião, a Gestora Ambiental apresentou as medidas que visam mitigar os impactos ao meio ambiente durante as obras, destacando especialmente as ações de cunho socioambiental. Vale salientar ainda que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão licenciador do empreendimento, entende que a educação ambiental deve promover a organização dos grupos sociais e contribuir para a participação qualificada nos processos decisórios sobre as atividades que afetam a qualidade de vida, a gestão territorial e o meio ambiente.