Publicada em 05 de Setembro de 2019

DNIT participará do X Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua Gestora Ambiental (STE S.A.) nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, entre São José dos Ausentes/RS e Timbé do Sul/SC, participará do X Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O evento, realizado anualmente desde 2010, acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro e tem como tema desta edição “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”. O seminário visa consolidar a região Sul do Brasil como um polo de estudos e pesquisas interdisciplinares, com foco no desenvolvimento territorial sustentável alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

A programação envolvendo experiências nas obras da BR-285/RS/SC ocorrerá no dia 11 e conta com a participação da ecóloga e mestranda em Ciências Ambientais, Caroline Voser, na condução da oficina a respeito do potencial dos macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores em recursos hídricos. No mesmo dia, a bióloga e pós-doutoranda em Ecologia, Fernanda Teixeira, irá palestrar sobre a ciência de Ecologia de Estradas aplicada à gestão ambiental.

11 de setembro
Das 14h às 18h
Oficina - Macroinvertebrados Bentônicos: potencial como bioindicadores em recursos hídricos (Monitoramento da BR-285/RS/SC)
Responsável: Caroline Voser Pereira Roschild
Possui graduação em Ecologia, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e especialização em Malacologia de Vetores, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz / RJ), e em Meio Ambiente e Biodiversidade, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS / Litoral Norte). Atualmente é consultora ambiental. 

Das 19h às 22h
Palestra - Ecologia de Estradas: ciência aplicada à gestão ambiental
Responsável: Fernanda Zimmermann Teixeira
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Geomatics and Landscape Ecology Laboratory na Carleton University, Canadá, e no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é pós-doutoranda PNPD/Capes no Programa de Pós-Graduação em Ecologia na UFRGS, atuando no Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS). Participa das Ongs Instituto Econsciência e Instituto Curicaca.

Site do evento: https://doity.com.br/x-sppgt-seminario-de-pesquisa-em-planejamento-e-gestao-territorial