Publicada em 19 de Julho de 2019

DNIT participa do 1º Festival de Montanha de Ausentes

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Vale Boa Vista em São José dos Ausentes (RS) recebeu praticantes de esportes radicais e amantes da natureza para o 1° Festival de Montanha de Ausentes. A programação contou com diversas atividades esportivas, palestras, oficinas, apresentações, exposições e muita música. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do evento levando informações e atrações relacionadas às obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, rodovia que é uma das principais vias de ligação do município gaúcho.

Na noite de sexta-feira, 12, a Gestora Ambiental do empreendimento realizou a palestra “Educação Ambiental e Audiovisual” para cerca de 30 pessoas na sede da Toca da Onça Eco Mountain. A equipe falou sobre as medidas que visam mitigar os impactos ao meio ambiente durante as obras, destacando especialmente as ações de cunho socioambiental. Neste sentido, os recursos audiovisuais têm sido utilizados pelo DNIT tanto como ferramenta de comunicação quanto de sensibilização das comunidades lindeiras, estudantes, poder público, entre outros grupos sociais. 

Uma amostra do trabalho foi apresentada com a exibição de vídeos como a reportagem sobre as passagens de fauna da Serra da Rocinha, depoimentos de alunos de Timbé do Sul (SC) a respeito dos benefícios do empreendimento para o futuro da região e uma prévia do documentário que busca resgatar a formação histórica da região tendo como fio condutor o tropeirismo, um importante fragmento do transporte de cargas no País. Além disso, no espaço Cinema na Montanha foi reproduzido o documentário Arqueologia Pré-Colonial: Licenciamento Ambiental, que relata o processo de resgate arqueológico realizado no traçado do Lote 2 da rodovia, em Santa Catarina.

Quem também marcou presença foi o boneco da gralha-azul, mascote do empreendimento, que interagiu com os participantes durante todo o evento. O show de encerramento no domingo, 14, ficou por conta do projeto Canção dos Bichos: Rock & Natureza, cujas músicas autorais combinam características da fauna e flora nativas da região Sul do Brasil ao som de rock, jazz, reggae e funk. 

Durante o festival ocorreram workshops com montanhistas, atletas e escaladores e atividades com monitoramento profissional de rapel, trekking, escalada, mountain bike, slackline, highline, paramotor e passeios 4×4. O evento também fez parte da divulgação do Manifesto por Ausentes, que visa gerar a conscientização sobre o turismo sustentável na região. A ideia é convidar o público a abraçar a causa a partir de atitudes básicas de conduta na prática do ecoturismo ou turismo de aventura. Para a organizadora do festival que contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Ausentes, Tamires Monteiro, a conclusão da BR-285/RS/SC impactará positivamente no desenvolvimento do município. “O turismo tem todo o potencial para ser a primeira economia e trazer melhorias que vão ajudar em vários setores, principalmente na educação”, afirma.