Publicada em 05 de Junho de 2019

Semana do Meio Ambiente de São José dos Ausentes aborda a preservação da araucária

A araucária foi a grande protagonista da 3ª Semana do Meio Ambiente de São José dos Ausentes (RS), evento realizado entre os dias 29 e 31 de maio. Também conhecida como pinheiro-brasileiro, a árvore é uma espécie nativa do país adaptada às regiões serranas frias e úmidas do sul. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC, participou da programação levando ao município atividades lúdicas alusivas ao tema central. 

A equipe do Programa de Educação Ambiental visitou as escolas municipais Santa Terezinha e Francisco Guazzelli, ambas localizadas no interior, atendendo um total de 42 alunos do Ensino Fundamental. As turmas foram convidadas a realizar o plantio da araucária utilizando pinhões como sementes e cada planta recebeu uma plaquinha com o nome do aluno responsável. Mudas maiores cultivadas no viveiro florestal do Lote 2, em Timbé do Sul (SC), foram doadas à Prefeitura para futuro plantio nos pátios das escolas.

O boneco da gralha-azul, mascote do empreendimento, também marcou presença no evento para lembrar que seu habitat natural é justamente a floresta de araucárias e que, ao enterrar pinhões para estocar alimento, ela ajuda a semear a árvore. O evento contou ainda com apresentações do teatro de fantoches da Associação Arte e Cultura Circula-Dô, de Lages (SC), o qual abordou aspectos relacionados à preservação da Mata Atlântica.