Publicada em 10 de Maio de 2019

Atividade lúdica trabalha a educação para o trânsito em Timbé do Sul

No trânsito, o sentido é a vida! Este é o tema da campanha do movimento Maio Amarelo em 2019, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) promove ações visando estimular a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Nos dias 08 e 09/05, a Gestora Ambiental (STE S.A.) realizou atividades lúdicas de educação com alunos da Escola Municipal Frei Modesto. 

A equipe instalou na quadra esportiva da escola dispositivos para simular o trânsito de uma cidade, com semáforos, faixa de pedestres, placas e outros elementos comuns ao cotidiano. Representando os usuários do trânsito, as crianças foram desafiadas em um jogo de perguntas e respostas a respeito das principais regras de conduta envolvendo limites de velocidade, uso do cinto de segurança e da cadeirinha, cuidados com pedestres e ciclistas, proibição do uso do celular, entre outros. 

De acordo com a educadora ambiental Valéria Debom, a educação para o trânsito é uma questão de cidadania e segurança que deve ser trabalhada desde cedo. Além disso, o mote da campanha deste ano tem como proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros. Guilherme Aléssio tem apenas 7 anos, mas já sabe que pode chamar a atenção dos adultos. “Eu ando a pé na rua e acho que os carros quase não respeitam a gente. Eles têm que esperar o pedestre passar”, afirmou. A colega Ester Trombim, 7 anos, conta tudo o que aprendeu com a atividade. “Aprendi que a gente não pode andar no meio da estrada, que tem que obedecer a faixa de pedestre, obedecer às placas e olhar para os dois lados pra atravessar a rua”, elencou.

A programação do Maio Amarelo segue na manhã do dia 29/05 com foco na prevenção de acidentes. Em parceria com a Polícia Militar de Timbé do Sul, será realizada uma blitz educativa na BR-285 buscando transmitir orientações para motoristas e comunidade em geral quanto às mudanças de comportamento necessárias a partir da nova configuração da rodovia, que já conta o seu perímetro urbano pavimentado.