Publicada em 12 de Abril de 2019

Alunos do curso de Engenharia Civil visitam as obras da BR-285/RS/SC

Alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Florianópolis, realizaram nesta terça-feira (09/04) uma visita técnica às obras da BR-285/RS/SC em Timbé do Sul. A turma da disciplina de Pavimentação de Estradas conheceu de perto a estrutura de trabalho do Consórcio Construtor do Lote 2 e os desafios do empreendimento executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC). 

O roteiro começou no canteiro de obras, onde os graduandos tiveram contato com as atividades desenvolvidas no laboratório tecnológico de concreto. Em seguida, a equipe de engenharia mostrou o funcionamento da usina que produz concreto asfáltico através da usinagem de agregados pétreos e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) com adição de borracha (para melhorar as características do CAP). No local também foram apresentadas as medidas de mitigação ambiental adotadas, incluindo a manutenção de viveiros florestais que recebem mudas e sementes de plantas resgatadas no trecho em obras para futuro plantio em áreas próximas às de origem.

A turma visitou também os quatro viadutos localizados na Serra da Rocinha e recebeu informações sobre a pavimentação da mesma, que ocorrerá com pavimento rígido, ou seja, com placas de concreto de cimento Portland. O professor Fábio Krueger da Silva ressaltou a importância de aliar o conhecimento prático à formação teórica dos estudantes e destacou a relevância do empreendimento no cenário nacional. “Por ser uma obra de grande vulto no estado de Santa Catarina, é um diferencial poder observar as técnicas e a questão dos novos materiais utilizados”, afirmou.