Publicada em 29 de Novembro de 2018

DNIT conversa com colaboradores da BR-285/RS/SC sobre o descarte de resíduos sólidos

Com o intuito de dialogar com os trabalhadores das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental (STE S.A.), esteve em quatro frentes de obras no começo da tarde de quinta-feira (22/11). A ação foi realizada pela equipe do Programa de Educação Ambiental e envolveu, aproximadamente, 50 colaboradores.

A temática, já abordada no início deste ano, surgiu a partir de registros da equipe de supervisão ambiental, que identificou o descarte incorreto de marmitas nas frentes de obras do Lote 2, em Timbé do Sul (SC). “Propusemos esta atividade com o objetivo de ouvi-los, conseguindo verificar, desta forma, as dificuldades dos mesmos em destinar de forma correta os resíduos”, explicou a pedagoga Bianca Barcellos.

Uma das práticas que faz parte do escopo da Gestão Ambiental é dialogar com os agentes envolvidos no contexto do empreendimento, visando o bom andamento das obras e a minimização dos impactos ambientais. “Eles se abrem, são sempre bem receptivos”, reforçou Bianca. Acompanhada de representantes do Consórcio responsável pelas obras no local, a equipe enfatizou a importância do descarte correto dos resíduos, principalmente das marmitas, que além de poluir o meio ambiente, podem gerar incêndios e atrair animais vetores de doenças.